pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Trump admite novas tarifas sobre China e Índia para pressionar Rússia, desde que UE acompanhe

A proposta do Presidente dos EUA aos aliados europeus pretende forçar o homólogo russo, Vladimir Putin, a sentar-se à mesa de negociação com a Ucrânia.

Trump sugere ter um ditador e pune quem queima bandeira dos EUA
Trump sugere ter um ditador e pune quem queima bandeira dos EUA Alex Brandon / AP
09 de Setembro de 2025 às 23:37

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse a responsáveis europeus que está disposto a impor novas tarifas abrangentes sobre a China e a Índia para forçar o homólogo russo, Vladimir Putin, a sentar-se à mesa de negociação com a Ucrânia, se os países da UE fizerem o mesmo, de acordo com a Bloomberg.

Trump fez a proposta quando entrou por videochamada numa reunião com responsáveis seniores dos EUA e UE em Washington, de acordo com fontes próximas das discussões citadas pela agência. Os EUA estão dispostos a igualar as tarifas impostas pela UE sobre qualquer país, refere uma das fontes.

A proposta será difícil de implementar, uma vez que vários países, como a Hungria, bloquearam sanções mais vigorosas sobre a Rússia no passado e este tipo de medidas teria de ser tomadas de forma unânime por todos os Estados-membros.      

Outras medidas discutidas pelos responsáveis dos EUA e da UE passam por impor mais sanções sobre a frota fantasma de petroleiros russos, além de mais restrições sobre os bancos, setor financeiro e grandes petrolíferas, referem as fontes à Bloomberg.       

A sugestão de Trump, avançada inicialmente pelo Financial Times, surge num momento em que não existem sinais de uma possível reunião entre Putin e o seu homólogo ucraniano para discutirem possíveis tréguas, como pretendia Trump. Em vez disso, a Rússia parece estar a intensificar o conflito na Ucrânia.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio