pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Trump diz que "abriu caminho para a paz" e espera investimento rápido de países da NATO

O Presidente dos EUA rejeitou a ideia de que Israel e o Irão “voltem a atacar-se” depois dos bombardeamentos às instalações nucleares iranianas. Sobre o acordo alcançado na reunião magna da NATO, Trump considerou que “vai ser feito rapidamente, quase de imediato”.

Trump em conferência de imprensa após a cimeira da NATO, ladeado do secretário de Estado e do secretário da Defesa
Trump em conferência de imprensa após a cimeira da NATO, ladeado do secretário de Estado e do secretário da Defesa
25 de Junho de 2025 às 16:05

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) defendeu esta quarta-feira que “abriu caminho para a paz” com os bombardeamentos às instalações nucleares iranianas e estimou que o investimento dos países da NATO em defesa vai “ser feito rapidamente”.´

“Não há outras Forças Armadas que o pudessem fazer, isto abriu caminho para a paz com um acordo para um cessar-fogo histórico. Foi a guerra dos doze dias, pareceu-me ser o nome apropriado”, disse Donald Trump, em conferência de imprensa no final da cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Haia, nos Países Baixos.

O Presidente dos EUA rejeitou a ideia de que Israel e o Irão “voltem a atacar-se” depois dos bombardeamentos às instalações de enriquecimento de urânio iranianas, no último fim de semana.

Sobre a resposta de Teerão, bombardeando instalações militares dos EUA no Qatar, Donald Trump insistiu que Washington sabia e disse que não se importou.

“Eles [o Irão] disseram: 'vamos atacar-vos'. E nós dissemos: 'tudo bem, façam-no'. Retirámos as pessoas de lá”, comentou, desvalorizando as notícias de que Teerão provavelmente transportou o urânio enriquecido para outras instalações precavendo a intervenção norte-americana.

Donald Trump admitiu que o conflito podia “recomeçar em breve”, mas insistiu que tem a garantia de Telavive e Teerão de que respeitarão o cessar-fogo.

Sobre o acordo alcançado na reunião magna da NATO, que compromete cada país com um investimento de pelo menos 5% do Produto Interno Bruto (PIB) na área da defesa, o chefe de Estado norte-americano considerou que “vai ser feito rapidamente, quase de imediato”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio