EUA e Israel lançam ofensiva contra Irão. Presidente iraniano em "perfeitas condições de saúde"
Lufthansa, KLM e Air France suspendem voos
Sirenes de alerta antiaéreo ouvidas em várias regiões de Israel
Presidente iraniano está em "perfeitas condições de saúde"
Mísseis atingem zona próxima do líder supremo do Irão. Imprensa dá conta de ataques em todo o país
Governo português está a acompanhar situação no Irão "ao minuto"
Trump anuncia "grande operação de combate" contra o Irão
Israel emite aviso para evacuação de áreas próximas de instalações militares
As forças armadas israelitas emitiram um aviso em persa para a evacuação imediata das áreas próximas às instalações militares e de produção de armas no Irão.
"A vossa presença nesses locais coloca as vossas vidas em risco", afirmaram as forças armadas de Israel na sua conta em persa no X.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão respondeu aos ataques conjuntos no sábado, afirmando que o país "não hesitará" na sua resposta à agressão militar". "Chegou a hora de defender a pátria e enfrentar o ataque militar do inimigo", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros numa declaração publicada no X.
Lufthansa, KLM e Air France suspendem voos
As companhias aéreas já começaram a desviar as rotas. A CNBC diz que a Lufthansa suspendeu os voos de e para Telavive, Beirute e Omã até 7 de março, e que a KML cancelou as ligações para Telavive a partir de Amesterdão.
Também a Air France anunciou que cancelou os voos com destino a Telavive e a Beirute, na sequência do lançamento de ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irão."Devido à situação de segurança no destino, a companhia decidiu cancelar os voos previstos para 28 de fevereiro de/para Telavive e de/para Beirute", declarou a companhia à agência francesa AFP.
Sirenes de alerta antiaéreo ouvidas em várias regiões de Israel
As sirenes de alerta antiaéreo soaram este sábado em várias regiões de Israel, anunciou o exército após declarar que havia detetado mísseis lançados do Irão em direção a território israelita.
“Há pouco, as sirenes soaram em várias regiões do país após a identificação de mísseis lançados do Irão em direção a Israel”, declarou o exército num comunicado.
As autoridades israelitas apelaram à população, através de mensagens enviadas para telemóveis, para que se preparassem para se refugiar.
Este alerta surgiu depois de a comunicação social iraniana relatar a ocorrência de ataques em todo o Irão e a televisão estatal iraniana confirmou o que descreveu como um "ataque aéreo do regime sionista", após uma série de explosões ouvidas em Teerão.
De acordo com a agência de notícias Fars, "foram registados sete impactos de mísseis nos bairros de Keshvardoust e Pasteur" na capital iraniana, zona onde se situa a residência do líder supremo, Ali Khamenei.
Presidente iraniano está em "perfeitas condições de saúde"
O Presidente do Irão, Masud Pezeshkian, "encontra-se em perfeitas condições de saúde", informou este sábado a comunicação social iraniana, quando o país se encontra sob um ataque em larga escala por parte dos Estados Unidos e de Israel.
"Pezeshkian encontra-se em perfeitas condições de saúde", informaram várias agências iranianas, entre as quais a Mehr e a Tasnim.
"Cabe salientar que, há algumas horas, zonas de Teerão foram alvo de um ataque aéreo americano-sionista", acrescentaram.
Israel e os Estados Unidos lançaram hoje ataques contra a República Islâmica, que ocorrem quando Washington e Teerão estavam a negociar os programas nuclear e militar iranianos, cuja última ronda de negociações ocorreu na última quinta-feira e seguinte estava prevista para esta segunda-feira.
Mísseis atingem zona próxima do líder supremo do Irão. Imprensa dá conta de ataques em todo o país
Israel lançou este sábado um ataque diurno contra a capital do Irão, onde nuvens de fumo subiram no norte e centro da cidade, numa zona aparentemente próxima dos escritórios do líder supremo, aiatola Ali Khamenei.
Não é claro se Khamenei, de 86 anos, estava nos escritórios no momento do ataque, sendo que não é visto em público há dias, desde que as tensões com os Estados Unidos começaram a aumentar.
Mas o ataque ocorre no momento em que os Estados Unidos reuniram uma vasta frota de caças e navios de guerra na região para tentar pressionar o Irão a chegar a um acordo sobre o seu programa nuclear.
O ministro israelita da Defesa, Israel Katz, descreveu o ataque como tendo sido feito "para eliminar ameaças", sem acrescentar detalhes.
Em Teerão, testemunhas, entre as quais jornalistas da agência France Presse, ouviram as explosões, que a televisão estatal iraniana noticiou posteriormente, sem indicar a causa.
Ao mesmo tempo, as sirenes de emergência soaram em todo o território de Israel. As forças armadas israelitas afirmaram ter emitido um "alerta proativo para preparar a população para a possibilidade de lançamento de mísseis contra o Estado de Israel".
Entretanto, novas explosões atingiram Teerão depois de Israel ter anunciado que estava a atacar o país, segundo a agência Associated Press. As autoridades iranianas não divulgaram informações sobre eventuais vítimas dos ataques.
O Irão fechou de imediato o seu espaço aéreo, depois de Israel ter lançado o ataque. O aviso aos pilotos foi emitido quando as primeiras explosões ecoaram por Teerão.
As forças armadas dos EUA recusaram-se a comentar o ataque, avança ainda a AP.
Já a comunicação social iraniana está a relatar a ocorrência de ataques em todo o Irão e a televisão estatal iraniana confirmou o que descreveu como um "ataque aéreo do regime sionista", após uma série de explosões ouvidas em Teerão.
De acordo com a agência de notícias Fars, "foram registados sete impactos de mísseis nos bairros de Keshvardoust e Pasteur" na capital iraniana, zona onde se situa a residência do líder supremo, Ali Khamenei.
Governo português está a acompanhar situação no Irão "ao minuto"
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português disse este sábado estar a acompanhar ao minuto os desenvolvimentos da situação no Irão, depois dos Estados Unidos terem iniciado ataques aéreos numa operação conjunta com Israel.
"O MNE acompanha ao minuto todos os desenvolvimentos da situação no Irão e em Israel, em contacto permanente com a nossa rede diplomática. A nossa prioridade é a segurança dos cidadãos portugueses", indica o ministério numa publicação na rede social X.
Leia a notícia completa aqui.
Trump anuncia "grande operação de combate" contra o Irão
O Presidente dos Estados Unidos anunciou este sábado que o seu país iniciou "grandes operações de combate no Irão" e que o objetivo é "eliminar ameaças iminentes".
"A hora da vossa liberdade está ao alcance das mãos", disse Donald Trump através da rede social Truth Social, confirmando o envolvimento dos EUA no ataque ao Irão. Segundo Trump, o objetivo é "eliminar ameaças iminentes" do regime iraniano.
Leia a notícia completa aqui.
Mais lidas
O Negócios recomenda