G20 aponta tensões comerciais e geopolíticas mas não apela à sua resolução
Os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20 declararam este domingo, no final da reunião que decorreu este fim de semana em Fukuoka (Japão), que as tensões comerciais e geopolíticas se "intensificaram", elevando os riscos que se colocam a uma melhoria do crescimento global. No entanto, o comunicado final é "suave", tal como aconteceu em dezembro passado em Buenos Aires (Argentina). O apelo a uma resolução dos conflitos, em especial da fricção comercial entre os EUA e a China, foi retirado do texto final.
PUB
Segundo a Reuters, citando fontes do próprio G20, depois de difíceis negociações que quase abortavam a emissão de um comunicado, os responsáveis das Finanças e dos bancos centrais das maiores economias do mundo acabaram por oferecer um apoio muito morno a um sistema comercial multilateral com base em regras específicas.
PUB
"O crescimento global parece estar a estabilizar e estima-se, de forma geral, que recupere moderadamente em finais deste ano e em 2020", diz o comunicado.
PUB
"No entanto, o crescimento mantém-se em níveis baixos e há riscos que continuam a poder conduzir a uma contração. Mais importante ainda: as tensões comerciais e geopolíticas intensificaram-se. Continuamos a abordar estes riscos e estamos prontos a tomar medidas adicionais", refere o documento.
PUB
Mas o comunicado exclui uma cláusula – que tinha sido proposta no esboço do documento delineado no sábado – e que dizia serem reconhecidas "as necessidades prementes de resolução das tensões comerciais".
PUB
A eliminação desta frase foi feita por insistência dos Estados Unidos, mostrando o desejo de Washington de evitar embaraços numa altura em que reforçou as tarifas aduaneiras sobre produtos chineses, declararam à Reuters algumas fontes do G20.
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, por seu lado, disse que "enfatizou o facto de a grande prioridade ser a de solucionar as atuais tensões comerciais", ao mesmo tempo que se tenta modernizar as normas comerciais a nível internacional.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais G20 Japão EUA Estados Unidos Fundo Monetário Internacional Christine LagardeAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda