Governo turco coloca YouTube fora de serviço
A autoridade das telecomunicações da Turquia (TIB) fechou o acesso à página de partilha de vídeos YouTube. A decisão foi tomada, segundo a TIB, por “razões administrativas”, segundo a BBC News.
PUB
Por trás da suspensão estará a publicação de uma conversa telefónica sobre alegadas operações militares na Síria. Apesar de a gravação não ter sido oficialmente autenticada, suspeita-se que a conversa é feita entre dois oficiais turcos.
PUB
A suspensão do YouTube está a ser avançada por várias agências noticiosas, quando faltam três dias para as eleições locais, que são uma prova de fogo à liderança de Tayyip Erdogan.
PUB
O primeiro-ministro turco insurgiu-se esta semana, em declarações à Reuters, sobre as redes sociais, que acusa de estarem a espalhar informações erradas: “eu não entendo como é que as pessoas com bom senso podem defender o Facebook, o YouTube e o Twitter. Esses sítios têm todo o tipo de mentiras.”, contestou, citado pela BBC News.
O bloqueio do YouTube sucede depois de ontem, quarta-feira, o tribunal administrativo de Ancara ter determinado o fim da proibição de acesso ao Twitter. Uma decisão que poderá demorar várias semanas até ser efectivamente aplicada.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Turquia YouTube Tayyip Erdogan Facebook economia negócios e finanças política media censuraMais lidas
O Negócios recomenda