Inflação nos EUA sobe para 0,4% em dezembro, acima do esperado

O indicador preferido da Fed para medir a inflação mostra uma aceleração dos preços no final de 2025. Se continuar em janeiro, pode abrir caminho para menos cortes nos juros.
PCE nos EUA avança em dezembro.
Mariam Zuhaib / Associated Press
Inês Santinhos Gonçalves 14:45

O índice de preços das despesas pessoais de consumo (PCE) dos EUA, o indicador favorito da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) para medir a inflação, avançou 0,4% em dezembro, de acordo com dados do Gabinete de Análise Económica do Departamento de Comércio. Já em termos anuais, o PCE aumentou 2,6%, o mesmo que em 2024. Excluindo os preços dos alimentos e energia (o chamado índice de preços subjacentes), o PCE subiu 2,8%.

O valor mensal ficou ligeiramente acima da média das expectativas dos 56 economistas ouvidos pela Bloomberg, que apontavam para 0,3%.

PUB

Na nota divulgada nesta sexta-feira, o gabinete estatístico americano sublinha ainda que os rendimentos pessoais dos americanos subiram 0,3%, em linha com as expectativas. 

O PCE é a principal referência do banco central americano para monitorizar a inflação do país, cuja meta é de 2%. Se a inflação continuar a acelerar poderá fortalecer a ideia de que a Fed não vai cortar juros até junho.

Esta tarde foram também divulgados dados do , abrandando face aos 2,8% de 2024 e aos 2,9% de 2023. O último trimestre de 2025 registou uma desaceleração acentuada, com a maior economia mundial a expandir-se apenas 1,4%, o que compara com os 4,4% dos três meses anteriores.

PUB

Notícia atualizada



PUB
Pub
Pub
Pub