Economia dos EUA cresceu 2,2% no ano passado. PIB está a desacelerar
A maior economia mundial cresceu apenas 1,4% no último trimestre, penalizada pelo "shutdown" e pelo desempenho das despesas públicas e das exportações.
- 2
- ...
O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,2% no ano passado, abrandando face aos 2,8% de 2024 e aos 2,9% de 2023, segundo dados divulgados esta sexta-feira. O último trimestre de 2025 registou uma desaceleração acentuada, com a maior economia mundial a expandir-se apenas 1,4%, o que compara com os 4,4% dos três meses anteriores.
Os números do quarto trimestre foram penalizados pelo longo "shutdown" dos serviços federais, bem como pelo desempenho das despesas públicas e do comércio externo. Também o consumo privado, o motor da economia dos EUA, desacelerou. O crescimento de 1,4% ficou abaixo de todas as previsões dos economistas ouvidos pela Bloomberg.
O Gabinete de Análise Económica (BEA) indica que o "shutdown" terá subtraído cerca de um ponto percentual ao PIB, embora refira que o impacto total não consegue ser estimado. Menos de uma hora antes da publicação dos dados, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nas redes sociais que o "shutdown" teria custado "pelo menos dois pontos percentuais ao PIB".
Mais lidas