Israel estima danos de ataques iranianos em três mil milhões de dólares
Israel estima que o impacto financeiro direto dos mísseis iranianos dirigidos ao seu território durante os 12 dias de guerra com Teerão atinja os três mil milhões de dólares, ou 10 mil milhões de shekeles, na moeda israelita, escreve a Bloomberg nesta quinta-feira.
Os custos, avançados pelo Ministério das Finanças israelita, dizem respeito ao valor que será necessário para reparar os edifícios atingidos, com os ataques muito concentrados em zonas urbanas densas da área metropolitana de Telavive, e também para compensar os negócios locais cujas portas ficaram encerradas durante o período de ataques.
PUB
Os cálculos, conhecidos nesta semana, dão conta da extensão dos danos infligidos pelo Irão, classificados como os de maior dimensão até aqui, e com as autoridades israelitas a admitirem que a conta total do conflito suspenso com um cessar-fogo anunciado na última terça-feira possa ainda quadruplicar, em função, por exemplo, do equipamento militar que será necessário repor entre as forças israelitas, segundo reporta a Bloomberg.
“Este é o maior desafio que já enfrentámos. Nunca houve esta dimensão de danos na história de Israel”, indicou o diretor-geral da Autoridade Tributária de Israel, Shay Aharonovich, citado pela agência.
O ministro das Finanças do país, Bezalel Smotrich, admitiu em conferência de imprensa que os custos totais da guerra possam alcançar os 12 mil milhões de dólares. Já o governador do banco central de Israel, Amir Yaron, apontou para metade deste valor em declarações à Bloomberg, que escreve que, em qualquer dos casos, o impacto financeiro dos ataques representará um custo pesado para uma economia já penalizada por 20 meses de conflito. As previsões do Banco de Israel, antes destes 12 dias de guerra, apontavam para 3,5% de crescimento no PIB isrealita neste ano.
PUB
Do lado israelita, os ataques por parte do Irão terão provocado a morte de 28 pessoas e mais de 1.300 feridos. Milhares de casas e veículos terão sido destruídos ou danificados. Em Teerão, por seu turno, as autoridades iranianas reportaram 627 mortes e 4.870 feridos, sendo que os danos terão sido muito mais extensos, estando também a ser contabilizados, segundo escreve o Financial Times nesta quinta-feira.
O diário britânico escreve que a defesa aérea iraniana terá ficado em ruínas, muitas das principais chefias militares do país terão morrido, ao mesmo tempo que é esperado que o programa nuclear iraniano tenha pelo menos sofrido alguns danos. Um relatório preliminar dos serviços de informação de Defesa dos Estados Unidos apontou para que os avanços no programa nuclear iraniano tenham sido retardados em menos de seis meses.
As autoridades de Teerão, entretanto, reportaram a destruição de 120 edifícios na capital e danos noutras 500 edificações.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Danos Conflito guerra e paz Morte Guerra Israel Teerão Bezalel Smotrich Amir Yaron Ministério das Finanças Banco de IsraelAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda