Eleições no Japão dão vitória expressiva à primeira-ministra Sanae Takaichi
O partido da atual primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, obteve uma vitória expressiva nas eleições legislativas deste domingo, conquistando uma maioria absoluta na câmara baixa, de acordo com os resultados provisórios.
O canal público NHK, citando a contagem inicial dos votos, refere que o Partido Liberal Democrático de Takaichi conseguiu já 271 mandatos, ultrapassando a fasquia dos 261 assentos para obter a maioria absoluta na câmara baixa do parlamento, facilitando a aprovação de legislação na câmara alta.
PUB
Takaichi poderá ver significativamente reforçada a escassa maioria de que dispunha no parlamento, em que o Partido Liberal Democrático tinha apenas 233 mandatos. A primeira-ministra, fortememente criticada pelos planos orçamentais que implicavam um forte aumento da despesa pública, disse que se demitiria se não conseguisse obter uma maioria.
A primeira-ministra disse que vai procurar avançar com as suas propostas políticas, tentando também obter o apoio da oposição. "Serei flexível", prometeu depois de serem conhecidos os primeiros resultados. Takaichi prometeu também prosseguir com uma política fiscal “responsável” e “construir uma economia forte e resiliente” no país.
Texto atualizado às 16:07 com mais informação
PUB
*Com agências
Saber mais sobre...
Saber mais câmara Vitórias Vitória Televisão Sanae Takaichi Japão NHK Partido Liberal DemocráticoMais lidas
O Negócios recomenda