Eleições no Japão dão vitória expressiva à primeira-ministra Sanae Takaichi

O Partido Liberal Democrático obteve pelo menos 271 mandatos mandatos no parlamento, de um total de 465 assentos, de acordo com resultados preliminares avançados pela televisão pública NHK.
Sanae Takaichi, líder do Partido Liberal Democrático do Japão
Kim Kyung-Hoon Lusa/EPA
Pedro Barros Costa 12:03

O partido da atual primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, obteve uma vitória expressiva nas eleições legislativas deste domingo, conquistando uma maioria absoluta na câmara baixa, de acordo com os resultados provisórios.   

O canal público NHK, citando a contagem inicial dos votos, refere que o Partido Liberal Democrático de Takaichi conseguiu já 271 mandatos, ultrapassando a fasquia dos 261 assentos para obter a maioria absoluta na câmara baixa do parlamento, facilitando a aprovação de legislação na câmara alta.    

PUB

Takaichi poderá ver significativamente reforçada a escassa maioria de que dispunha no parlamento, em que o Partido Liberal Democrático tinha apenas 233 mandatos. A primeira-ministra, fortememente criticada pelos planos orçamentais que implicavam um forte aumento da despesa pública, disse que se demitiria se não conseguisse obter uma maioria.

A primeira-ministra disse que vai procurar avançar com as suas propostas políticas, tentando também obter o apoio da oposição. "Serei flexível", prometeu depois de serem conhecidos os primeiros resultados. Takaichi prometeu também prosseguir com uma política fiscal “responsável” e “construir uma economia forte e resiliente” no país.              

Texto atualizado às 16:07 com mais informação  

PUB

*Com agências

Pub
Pub
Pub