Japão regista défice comercial de 1.277 milhões de euros em outubro

O saldo negativo do décimo mês de 2025 foi, no entanto, 53,6% inferior ao registado no ano passado.
Getty Images
Lusa 07:28

O Japão registou um défice comercial de 231.774 milhões de ienes (1.277 milhões de euros) em outubro, prejudicado pelas tarifas norte-americanas, apesar de um aumento de 3,6% nas exportações em geral em relação ao ano anterior.

As exportações do país asiático ascenderam a 9,7 biliões de ienes (53,44 mil milhões de euros), enquanto as importações interanuais cresceram 0,7%, para 9,9 biliões de ienes (54,55 mil milhões de dólares), de acordo com dados publicados pelo ministério japonês das Finanças.

PUB

O saldo negativo do décimo mês de 2025 foi, no entanto, 53,6% inferior ao registado no ano passado.

As exportações japonesas para os Estados Unidos, segundo parceiro comercial do arquipélago, caíram 3,1% no mês passado em relação ao ano anterior, uma ligeira melhoria em relação aos meses anteriores, em que o número foi de dois dígitos, após o aumento dos impostos sobre automóveis e a imposição de tarifas "recíprocas" por parte da Administração do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Ambos os países chegaram a um acordo comercial em julho passado, que fixou as tarifas de Washington em 15% e reduziu para esse mesmo nível as taxas para automóveis e peças de automóvel, um item que representa cerca de 30% das remessas japonesas para os Estados Unidos.

PUB
Pub
Pub
Pub