Eleições no Japão devem dar vitória expressiva à primeira-ministra Sanae Takaichi
O Partido Liberal Democrático poderá obter até 300 mandatos no parlamento, de um total de 465 assentos, de acordo com uma sondagem da televisão pública NHK. Juntamente com parceiro de coligação, o Partido da Inovação, poderá conseguir mesmo uma maioria de dois terços.
O partido da atual primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, deve obter uma vitória expressiva nas eleições legislativas deste domingo, conquistando uma maioria absoluta na câmara baixa, de acordo com as sondagens à boca das urnas.
O Partido Liberal Democrático poderá obter até 300 mandatos no parlamento, de um total de 465 assentos, de acordo com uma sondagem da televisão pública NHK. Juntamente com parceiro de coligação, o Partido da Inovação, poderá conseguir mesmo uma maioria de dois terços, facilitando a aprovação de legislação na câmara alta.
Takaichi poderá ver significativamente reforçada a escassa maioria de que dispunha no parlamento, em que o Partido Liberal Democrático tinha apenas 233 mandatos. A primeira-ministra, fortememente criticada pelos planos orçamentais que implicavam um forte aumento da despesa pública, disse que se demitiria se não conseguisse obter uma maioria.
*Com Bloomberg
Mais lidas