EUA e Índia negoceiam acordo que pode colocar tarifa abaixo de 20%
A taxa seria assim inferior aos 26% inicialmente definidos pela Administração Trump. Ao contrário de muitos países, os governantes indianos não esperam receber uma carta com a fixação unilateral das tarifas, procurando garantir um acordo provisório, avança a Bloomberg.
Os EUA estão a trabalhar num acordo provisório com a Índia que poderá reduzir as tarifas para menos de 20%, colocando o país numa situação mais favorável do que os vizinhos na região, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg.
Ao contrário do que aconteceu com muitos países – e deverá continuar a acontecer nos próximos dias – o governo indiano não espera receber uma carta com a fixação unilateral de tarifas, com o acordo a dever ser anunciado em comunicado, referem as fontes.
O acordo provisório deve permitir a continuação das negociações, dando a Nova Deli margem para resolver as questões pendentes antes de um acordo mais amplo que deverá ser finalizado este outono, referem.
Com o acordo, a tarifa poderá ser fixada abaixo dos 20%, face aos 26% definidos inicialmente, com flexibilidade suficiente para que a taxa continue a ser negociada até ao pacto final, referem as fontes citadas pela agência. O timing do acordo ainda é incerto.
Além das tarifas fixadas por carta, a Administração Trump apenas chegou a acordo ou princípio de acordo com três países até agora: a China, o Reino Unido e o Vietname. O prazo para o começo da implementação de tarifas para a maioria dos países está fixado para 1 de agosto.
Mais lidas