pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Trump pede a todos os cidadãos de Teerão que "deixem imediatamente" a capital iraniana

Na sua rede social, o Presidente dos EUA lamentou que os iranianos não tivessem assinado o acordo nuclear e pediu que a cidade fosse evacuada.

Israel ataca o Irão, atingindo instalações nucleares e militares em Teerão e outras cidades
Israel ataca o Irão, atingindo instalações nucleares e militares em Teerão e outras cidades AP
Negócios 17 de Junho de 2025 às 00:16

O Presidente norte-americano, Donald Trump, lamentou que o Irão não tenha assinado o acordo nuclear a tempo e instou, através da sua rede social, que "todos devem deixar Teerão imediatamente".

“O Irão deveria ter assinado o ‘acordo’ que eu disse para assinarem. Que vergonha, e desperdício de vidas humanas. Em poucas palavras: O IRÃO NÃO PODE TER UMA ARMA NUCLEAR. Eu já o disse várias vezes! Todos deveriam deixar Teerão imediatamente!”, pode ler-se, na publicação na Truth Social.

Teerão, a maior cidade iraniana, tem uma população estimada de nove milhões de habitantes, segundo dados oficiais de 2021, 14 milhões, na área metropolitana.Já na cimeira do G7, que decorre até terça-feira na cidade canadiana de Kananaskis, Trump tinha realçado que está "em contacto constante" com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e a falar "com toda a gente".

"Dei 60 dias ao Irão, e eles disseram que não. E ao 61.º dia, viram o que aconteceu", apontou, referindo-se ao ataque israelita às instalações nucleares, militares e científicas iranianas, que matou oficiais militares e cientistas iranianos de alto níven

O Irão retaliou com centenas de mísseis direcionados às cidades de Telavive e Jerusalém e conflito em curso já fez centenas de mortos e feridos de ambos os lados.

Já a Guarda Revolucionária do Irão, guardiã do regime islâmico, anunciou o lançamento de ataques contra Israel "ininterruptamente até ao amanhecer", com Telavive a confirmar o alerta e que os seus sistemas defensivos estão a operar.

“A nona salva de um ataque combinado de ‘drones’ e mísseis começou e vai continuar ininterruptamente até ao amanhecer", disse o porta-voz da Guarda, Ali Mohammad Naini, segundo a agência noticiosa oficial IRNA.

Antes, segundo a AFP, a televisão estatal anunciou uma nova salva de mísseis contra Israel.

"Começa uma nova salva de mísseis contra os territórios ocupados", informou a televisão, referindo-se a Israel, um Estado não reconhecido pelo Governo iraniano.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio