Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dezenas de líderes mundiais nas cerimónias fúnebres de Shimon Peres

O funeral do ex-Presidente israelita Shimon Peres começou hoje em Jerusalém na presença de dezenas de dirigentes de todo o mundo, incluindo os Presidentes norte-americano e palestiniano, Barack Obama, e Mahmud Abbas, constatou a agência AFP.

Lusa 30 de Setembro de 2016 às 10:59
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Os restos mortais de Shimon Peres foram transportados ao início do dia do parlamento para o cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém, onde vão ser sepultados num funeral que junta 34 chefes de Estado e de Governo.

 

O carro fúnebre escoltado por uma coluna de veículos policiais percorreu as ruas de Jerusalém até chegar ao seu destino final, situado no sudoeste de Jerusalém, onde se encontram enterrados os "grandes da nação".

 

O dispositivo de segurança em torno das exéquias do antigo chefe de Estado israelita é considerado o maior da história do país, envolvendo só em Jerusalém o destacamento de 8.000 agentes em diversos pontos da cidade.

 

O ex-Presidente de Israel e Nobel da Paz, Shimon Peres, morreu na quarta-feira, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de Setembro que o deixou hospitalizado desde então.

 

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

 

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

 

Primeiro-ministro israelita e líder palestiniano trocam aperto de mão

 

O primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, e o líder palestiniano Mahmud Abbas deram hoje um aperto de mão no funeral de Shimon Peres, um dos principais impulsionadores da paz entre os dois povos.

 

Os dirigentes cumprimentaram-se e falaram brevemente pouco antes do início do funeral de Peres, que está a decorrer hoje no cemitério de Monte Herzl, em Jerusalém.

 

De acordo com a edição digital do diário Haaretz, Abbas disse a Netanyahu durante a saudação: "Já passou algum tempo desde o nosso último encontro", ao que o primeiro-ministro israelita respondeu: "Agradeço muito que tenha vindo ao funeral".

 

Abbas está entre os 24 chefes de estado e uma dezena de chefes de governo que assistem hoje ao funeral de Shimon Peres.

 

O funeral do ex-presidente israelita Shimon Peres começou hoje em Jerusalém na presença de dezenas de dirigentes de todo o mundo, incluindo os presidentes norte-americano e palestiniano, Barack Obama, e Mahmud Abbas, constatou a agência AFP.

 

Os restos mortais de Shimon Peres foram transportados ao início do dia do parlamento para o cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém, onde vão ser sepultados num funeral que junta 34 chefes de Estado e de Governo.

 

Barack Obama sublinha "trabalho inacabado pela paz"

 

O Presidente norte-americano, Barack Obama, sublinhou hoje a presença Mahmud Abbas na primeira fila dos altos dignatários presentes no funeral de Shimon Peres, considerando-a uma lembrança de que há "um trabalho inacabado pela paz".

 

Para além do chefe de Estado norte-americano e do Presidente da Autoridade Palestiniana, dezenas de líderes do mundo inteiro, entre os quais, os presidentes francês e alemão, assistiram ao enterro de Shimon Peres, que foi sepultado a poucos metros de outro Prémio Nobel da Paz, Yitzhak Rabin.


 

Ver comentários
Saber mais Shimon Peres Monte Herzl Jerusalém Israel Benjamim Netanyahu
Outras Notícias