Forças sírias atacam drusos e levam Israel a bombardear Damasco. O que está em causa?
O exército israelita lançou esta quarta-feira ataques aéreos no coração de Damasco, atingindo a sede do Ministério da Defesa da Síria, enquanto os confrontos na cidade de Sweida, no sul da Síria, continuavam a ocorrer.
- 2
- ...
O ataque de Israel ocorreu horas depois de um ataque de drone ao mesmo prédio. A imprensa estatal síria relatou que pelo menos 13 pessoas ficaram feridas.
Outro ataque ocorreu perto do palácio presidencial, nas colinas fora de Damasco.
Israel disse que os ataques eram parte de uma campanha destinada a defender a minoria drusa — que também forma uma comunidade substancial em Israel — e a afastar militantes islâmicos da sua fronteira.
Enquanto confrontos acontecem há dias na cidade de Sweida, no sul da Síria, entre forças do governo e grupos armados drusos, Israel lançou dezenas de ataques contra tropas e comboios do governo, que afirma apoiar o grupo religioso minoritário, e prometeu aumentar seu envolvimento.
A violência crescente parece ser a ameaça mais séria, até agora, à capacidade dos novos governantes da Síria de consolidar o controlo do país depois de uma ofensiva rebelde liderada por grupos insurgentes islâmicos ter derrubado o líder de longa data, Bashar Assad, em dezembro, pondo fim a uma guerra civil de quase 14 anos.
Mais lidas