Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Luís Amado: "Rússia e a China estão numa posição de vantagem competitiva"

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros é o convidado do podcast "Conversas Visíveis", um formato conduzido pelos colunistas da Mão Visível que estará disponível a partir desta quinta-feira, dia 25. Luís Amado traça um olhar sobre a nova ordem mundial.

A carregar o vídeo ...
Negócios jng@negocios.pt 24 de Novembro de 2021 às 15:48
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado acredita que o "fenómeno de polarização, radicalização" e "o esvaziamento de um centro de moderação e estabilização social, eocómica e política em todas as áreas geográficas do mundo é sinal de que entrámos num período de transição".

Para o antigo governante, "a hegemonia americana e a hegemonia ocidental no sistema estão a ser postas em causa". 

Luís Amado é o próximo convidado do podcast "Conversas Visíveis", um formato conduzido pelos colunistas da "Mão Visível" e que estará disponível no site do Jornal de Negócios e nas plataformas Apple Podcasts e Spotify a partir desta quinta-feira, dia 25.

"Não temos [no Ocidente] condições para impor nada. Duvido até que depois do que se passou no Afeganistão possamos propor alguma coisa e, sem dúvida, a Rússia e a China estão neste momento numa posição de vantagem competitiva que explorarão até às últimas consequências", afirmou Luís Amado.

O também ex-presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP frisa também nesta conversa com os colunistas da Mão Visível Jorge Marrão e Joaquim Aguiar que "os mapas que nós temos por referência não servirão para o futuro" e que nos confrontamos com uma nova ordem social.

"Se me pergunta qual é a nova ordem? ninguém pode responder, entrámos num período de grande indefinição", argumenta o antigo ministro. Uma conversa e uma visão sobre o momento que o mundo atravessa a não perder.

O que são as Conversas Visíveis?

As Conversas Visíveis são um novo projeto que é complementar da Mão Visível, o espaço de opinião que junta Álvaro Nascimento, António Nogueira Leite, Joaquim Aguiar, Jorge Marrão e Paulo Carmona. A cada quinze dias, dois destes colunistas vão conduzir um entrevistado pelos "mistérios da estrada da democracia em Portugal".

 

As Conversas Visíveis procuram identificar o que está na sombra da política, o que se esconde nos discursos e nas decisões, mas que acabará sempre por se revelar na realidade efetiva das coisas. O compromisso assumido pela equipa da Mão Visível é o de que irá falar sobre as sombras e os mistérios da democracia portuguesa, onde se escondem os fatores que geram endividamento sem estimularem crescimento, onde se agravam as desigualdades sociais e onde persiste o crescimento da despesa pública e da expansão de funções do Estado.






Ver comentários
Saber mais Luís Amado Rússia China Conversas Visíveis Mão Visível diplomacia política nova ordem geopolítica
Outras Notícias