pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Mota-Engil realça “líder carismático, empresário visionário e homem de enorme humanidade”

O grupo que António Mota liderou durante quase três décadas destaca a figura marcante do empresário para quem “a palavra bastava para honrar os seus compromissos”. As cerimónias fúnebres terão lugar amanhã em Amarante.

António Mota morreu este domingo aos 71 anos.
António Mota morreu este domingo aos 71 anos. Paulo Duarte
12:28

“Hoje parte um homem extraordinário pelo empresário visionário que deixa um legado ímpar, como pelo espírito humanista e solidário que sempre teve para com a sociedade, e a marca que deixa em cada um dos que o conheceram”, diz o grupo Mota-Engil, num comunciado divulgado este domingo onde informa o falecimento esta manhã, na cidade do Porto, de António Mota, o seu líder histórico que assumiu a presidência durante mais de 27 anos.

A Mota-Engil perde hoje uma figura marcante na sua história a quem muito deve o que é hoje, um grupo multinacional, reconhecido pela qualidade de engenharia, e sob uma gestão com elevada compromisso com cada cliente e parceiro, em que a palavra bastava para honrar os seus compromissos, numa liderança em muito suportada em valores que a todos transmitiu e a que teremos de saber honrar e dar a devida continuidade”, acrescenta.

A empresa sublinha ainda o “líder carismático, empresário visionário e Homem de enorme humanidade”, para salientar que “António Mota foi um exemplo maior na capacidade de inspirar equipas, criando relações de proximidade e respeito com as diferentes gerações que foi acolhendo no seio da empresa, e que a cada um fazia sentir como parte integrante de uma grande família que é a Mota-Engil”.

“A sua visão estratégica, a dedicação de toda uma vida a um legado que havia recebido do seu pai, e que, com uma coesão inabalável através do apoio incondicional das suas irmãs, bem como da capacidade e dedicação de todos vós, conseguiu transformar a Mota-Engil num dos maiores grupos económicos portugueses e uma referência mundial do setor da engenharia e construção”, frisa ainda na nota divulgada.

Salientando as suas características de “elevada exigência e de uma humanidade sempre presente”, o grupo recorda que “sendo uma referência maior na família Mota-Engil, gostava quando o tratavam como “O mais Velho”, uma distinção que conheceu em Angola na sua juventude e que hoje representava exemplarmente como a voz sempre presente, com a experiência e o conhecimento profundo do que sabia ser o melhor para o grupo e para cada um de nós, e que, em conjunto, teremos de saber honrar e dar a devida continuidade nas gerações que se seguirão”.

A administração da Mota-Engil informa ainda que as cerimónias fúnebres terão lugar amanhã, dia 1 de dezembro, com o velório a ter lugar pelas 10h30 na Igreja de São Gonçalo, em Amarante, seguido de missa pelas 15h00 no mesmo local, de onde seguirá o corpo para o jazigo da família, no cemitério de Amarante.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio