Bessent nomeia 5 finalistas a sucessor de Powell. Assessor económico de Trump é um deles
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, já tem a lista dos cinco finalistas que estão na corrida para assumir a posição de Jerome Powell como presidente da Reserva Federal (Fed).
Na corrida estão os atuais governadores Christopher Waller e Michello Bowman, o antigo governador Kevin Warsh, bem como o diretor do Conselho Económico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, e ainda o executivo da BlackRock, Rick Rieder.
PUB
O Presidente dos EUA, Donald Trump, garante que planeia ter uma decisão tomada até ao final do ano, sendo que o mandato de Powell termina em maio do próximo ano. Esta segunda-feira, fez questão de relembrar o seu desagrado com as políticas do atual presidente.
"Temos uma pessoa que não é nada inteligente neste momento", disse o republicano aos jornalistas a caminho do continente asiático, repetindo as suas críticas habituais a Powell, a quem acusa de travar a economia ao não cortar as taxas de juro.
Bessent deverá reduzir e terminar a lista daqui a um mês, a 27 de novembro, dia de Ação de Graças nos EUA. Irá, depois, enviá-la a Trump. Não se sabe ainda se o residente da Casa Branca vai deixar Powell chegar ao fim do mandato. Ainda assim, o atual presidente do banco central continuará no "board" da Fed até janeiro de 2028.
PUB
A Reserva Federal termina na quarta-feira a reunião de política monetária de dois dias, onde deverá anunciar um corte das taxas de juro em 25 pontos-base, contrariando as intenções de Trump, que já por várias vezes disse que queria uma descida de três pontos percentuais.
Saber mais sobre...
Saber mais Juros Banco central Política monetária Política Jerome Powell Donald Trump Scott Bessent Estados Unidos Casa Branca BlackRockQuão virtuosa é a virtude?
Confundir jornalismo com ativismo
Mais lidas
O Negócios recomenda