Draghi: “Vamos receber da Grécia, assim como o FMI” na segunda-feira

O presidente do BCE, Mario Draghi, diz que “todas as evidências” de que dispõe lhe permitem afirmar que o BCE e o FMI serão pagos até segunda-feira.
Reuters
Rui Peres Jorge 16 de Julho de 2015 às 17:16

Mario Draghi mostrou-se confiante que receberá na segunda-feira os 4,2 mil milhões de euros que lhe são devidos em empréstimos (3,5 mil milhões) e juros (690 milhões). O FMI também deverá receber o dinheiro que está em atraso. Esse é o principal objectivo dos 7 mil milhões de euros de um empréstimo ponte aprovado quinta-feira pelos ministros das Finanças dos 28.

PUB

 

"Todas as evidências que tenho levam-me a dizer que seremos pagos [a 20 de Julho], assim como o FMI", afirmou o presidente do banco central durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião de dois dias do Conselho do BCE em Frankfurt. Minutos depois as autoridades europeias confirmavam que os 28 ministros das Finanças da UE davam o seu aval ao empréstimo-ponte aos gregos que será concedido pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira, gerido pela Comissão Europeia. O Eurogrupo, que representa os Governos do euro, já tinha feito o mesmo pela manhã.

PUB

 

Além dos 4,2 mil milhões de euros ao BCE, a Grécia tem em atraso 473 milhões de euros face ao banco central da Grécia e outros 1,9 mil milhões ao FMI. Até meados de Agosto, quando se prevê que o terceiro resgate possa estar aprovado, há ainda outros pagamentos menores, incluindo 180 milhões ao FMI. 

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Mario Draghi Grécia FMI BCE Zona Euro
Pub
Pub
Pub