pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Departamento de Justiça dos EUA abre investigação criminal a Lisa Cook

É mais um passo na contenda com a governadora da Fed, que alega que o despedimento pelo Presidente Donald Trump é ilegal.

Lisa Cook promete luta após Trump publicar carta de 'despedimento' nas redes sociais.
Lisa Cook promete luta após Trump publicar carta de "despedimento" nas redes sociais. Manuel Balce Ceneta / AP
04 de Setembro de 2025 às 16:05

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal à governadora da Reserva Federal (Fed) Lisa Cook, segundo avança o Wall Street Journal, que cita autoridades americanas familiarizadas com o assunto. O órgão terá emitido já intimações como parte de uma investigação para apurar se a responsável apresentou informações fraudulentas em pedidos de crédito.

A investigação inicial centrou-se nas propriedades de Cook em Ann Arbor, no estado do Michigan, e Atlanta, na Georgia, com os investigadores a recorrerem aos chamados grandes júris, que irão decidir sobre uma acusação, de acordo com o jornal. A investigação surge na sequência de duas denúncias criminais de Bill Pulte, diretor da Agência Federal de Financiamento Imobiliário nomeado pelo Presidente Donald Trump, que alegou publicamente que Cook se envolveu em fraude hipotecária.

Trump usou essas alegações na sua tentativa de demitir Cook, o que foi visto pelo mercado como uma tentativa do Presidente de controlar o banco central que historicamente se manteve independente. Em resposta, no mês passado, Cook entrou com uma ação judicial em que alega que a decisão de Trump de demiti-la é ilegal e argumenta que Trump "inventou" um motivo para conseguir libertar uma vaga no conselho de decisores da Fed.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio