Novo Governo diz que mudança de ministérios para a CGD "não estava preparada"

Na conferência de imprensa do novo Governo depois do primeiro Conselho de Ministros, o ministro da Presidência acusou o anterior executivo de não ter nada preparado para a mudança de ministérios para a sede da Caixa Geral de Depósitos.
Paulo Ribeiro Pinto 03 de Abril de 2024 às 13:03

O novo Governo liderado por Luís Montenegro acusou o anterior Executivo de não ter preparada a transferência de ministérios para a sede da Caixa Geral de Depósitos, sugerindo que pouco ou nada foi feito.

PUB

"A mudança não estava preparada e, portanto, este Governo tem aí um dossiê para analisar em detalhe e realizar muito que não estava feito", declarou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro depois da primeira reunião do Conselho de Ministros do novo Executivo.

O processo de transferência dos ministérios tinha sido iniciado há quase três anos, mas derrapou por diversas vezes o calendário de concretização. E, pela avaliação feita pelo novo Governo, não há ainda condições para que tal aconteça.

PUB

"Nem o edifício, nem a transferência estava em condições para o Governo estar operacional", afirmou o ministro da Presidência. Dando um exemplo concreto: "O conselho de ministros foi realizado aqui e por exemplo, a sala onde foi realizado na semana passada [ainda pelo anterior Executivo] é uma sala de reuniões da Caixa Geral de Depósitos", sugerindo que o processo para ali instalar o centro operacional ainda está muito atrasado.

Tal como o Negócios noticiou, ainda antes da tomada de posse, o PSD disse que "não tem nada contra a transferência". 

PUB

A instalação de todos os ministérios e ainda de alguns órgãos da administração pública começou a ser negociada em 2021 e prevê a libertação dos 90 mil metros quadrados de área do edifício onde trabalham cerca de 2.500 funcionários dos serviços centrais do banco. Daquela área, cerca de 3 mil metros quadrados já estão ocupados por gabinetes de organismos públicos.

Avaliado em cerca de 360 milhões de euros, o edifício sede da Caixa Geral de Depósitos foi entregue ao Estado pela instituição financeira na forma de dividendos.

PUB

A mudança representará um encaixe líquido para os cofres públicos, dado que o custo em obras de adaptação de 40 milhões de euros fica muito aquém daquele valor. A despesa já foi validada pelo Tribunal de Contas.

PUB

Com Filomena Lança e Hugo Neutel

Pub
Pub
Pub