PS defende que “ajustamento da economia não é saudável”
Como tem vindo a repetir, o Partido Socialista acredita que a economia nacional não está no bom caminho. “O ajustamento da economia não é saudável”, defendeu esta sexta-feira Eurico Brilhante Dias. O secretário nacional do partido utilizou os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística neste dia para defender a ideia.
PUB
“Sempre que a economia portuguesa tem uma ideia de aumento, degrada-se o saldo externo”, explicou Brilhante Dias. A variação positiva do produto interno bruto (PIB), em cadeia, no segundo trimestre (1,1%) foi impulsionada, defende o maior partido da oposição, pela compra de uma aeronave, que dinamizou o investimento.
PUB
Contudo, essa compra afectou o saldo externo, através de um aumento das importações. A aceleração das vendas de bens para o exterior foi inferior ao crescimento das aquisições – o que levou a um maior desequilíbrio comercial.
PUB
“O PS tem sublinhado que a sustentabilidade do equilíbrio externo é muito precária. Bastou uma variação do investimento para que o saldo externo fosse deteriorado”, acusou o político socialista, que voltou a reafirmar que a força política, cujo secretário-geral é António José Seguro, quer parar com a austeridade para permitir que a "economia portuguesa respire". O ajustamento da economia nacional está a ser, diz Eurico Brilhante Dias, “baseado apenas no empobrecimento dos portugueses”.
Mais lidas
O Negócios recomenda