Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da câmara do Porto foi o escolhido pelo governo de Luís Montenegro para substituir Manuel Lobo Antunes, avança o DN.
Rui Moreira
Pedro Granadeiro/Lusa
Negócios 19 de Fevereiro de 2026 às 21:30

O ex-presidente da câmara municipal do Porto Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE), avançou o Diário de Notícias.

Rui Moreira, que deixou a liderança do município em 2025 por limite de mandatos, foi o nome escolhido para o cargo pelo Governo, indica o jornal, citando fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros.

PUB

O ex-autarca e empresário vai substituir Manuel Lobo Antunes, que ocupava o cargo desde 2022, por este ter atingido o limite de idade. As funções de representante permamente de Portugal na organização foram já desempenhadas por nomes como Eduardo Ferro Rodrigues, Basílio Horta e Pedro Roseta, entre outros.

A OCDE, com 38 países membros, uma das instituições de referência da área económica a nível internacional, descreve-se como um “fórum e centro de conhecimentos para dados, análise e as melhores práticas de políticas públicas”.

Pub
Pub
Pub