Sondagem: PSD ultrapassa PS, mas por pouco e com Chega firme no terceiro lugar
Se o país fosse a votos, o PSD conseguiria 28,6% de votos, uma vitória muito à tangente sobre o PS, com 28,3%. A conclusão é de uma sondagem realizada pela Aximage para o DN, TSF e JN que mostra que os sociais democratas estão a subir (mais quatro pontos percentuais face a janeiro), mas Luís Montenegro ainda não conseguiu pôr o partido acima dos resultados das últimas legislativas - está ainda meio ponto percentual abaixo.
PUB
Por outro lado, uma maioria parlamentar continua longe de ser possível sem o Chega. O partido liderado por André Ventura mantém-se num sólido terceiro lugar, com 12,1% das intenções de voto, apesar de cair face aos 12,7% de janeiro. E a Iniciativa Liberal, com 6,1%, fica muito áquem do que o PSD precisa para formar Governo e conseguir governar com algum conforto.
Já o Bloco de Esquerda, com nova liderança depois da saída de Catarina Martins, surge agora com 6,3%, no quarto lugar e acima dos 4,4% obtidos pelos bloquistas nas últimas legislativas. O Bloco fica, contudo, bem abaixo do Chega, ainda que ultrapassando a Iniciativa Liberal, que cai face aos 9,5% de janeiro.
PUB
O PAN também sobe ligeiramente, para os 4,5% e o PCP de Paulo Raimundo desce face a janeiro, para os 3,5%, continuando a não conseguir recuperar do baque das últimas eleições.
Este domingo, em entrevista à RTP, António Costa voltou a recusar qualquer cenário de eleições antecipadas, salientando que há um mandato para cumprir até ao fim e que é essa a vontade dos portugueses. Já Marcelo continua a não dar sinais de ver, no atual cenário, uma alternativa política ao Governo em funções.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Luis Montenegro PSD PS Chega Aximage DN TSF JN Iniciativa Liberal Bloco de Esquerda políticaMais lidas
O Negócios recomenda