Política Duarte Cordeiro: 80% dos projetos aprovados no Parlamento tiveram o apoio do Bloco e do PCP

Duarte Cordeiro: 80% dos projetos aprovados no Parlamento tiveram o apoio do Bloco e do PCP

O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares não tem dúvidas: o grau de entendimento entre os partidos da maioria "foi muito elevado" ao longo da legislatura.
A carregar o vídeo ...
Manuel Esteves 13 de julho de 2019 às 21:00
Oito em cada 10 projetos de lei ou propostas de lei aprovadas na Assembleia da República ao longo desta legislatura contaram com o voto favorável do PS, PCP e Bloco de Esquerda. Os números, ainda provisórios, são avançados por Duarte Cordeiro em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, e são a prova, nas suas palavras, de que houve um grau de entendimento "muito elevado" ao longo da legislatura. 

"Houve cerca de 500 projetos e propostas de lei aprovadas durante esta legislatura, das quais 95% tiveram o voto favorável do PS. E destas, cerca de 80% reuniram o voto favorável de todos os parceiros que suportaram o governo. Isto é um nível de entendimento muito elevado!"

O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares argumenta que acontece por vezes "o debate público resumir-se a uma matéria mas quando olhamos para trás houve realmente um nível de convergência que foi muito elevado." 

Inversamente, os números provisórios avançados por Duarte Cordeiro (ainda falta votar um número significativo de projetos na próxima semana) também permitem perceber que em 5% dos projetos aprovados o PS não votou favoravelmente. Isso não significa que 5% dos projetos aprovados ao longo da legislatura foram-no contra a vontade do PS (as chamadas coligações negativas) pois em muitos casos o PS não votou contra, absteve-se. 

A entrevista com Duarte Cordeiro vai para o ar este domingo, às 12h, na Antena 1, sendo publicada pelo Jornal de Negócios na segunda-feira. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI