Participação nas eleições na Irlanda deve rondar os 70%
A Irlanda realizou eleições legislativas esta sexta-feira, 26 de Fevereiro, com as assembleias de voto a abrirem às 07:00 locais (mesma hora em Lisboa) e a encerrarem às 22:00. Nenhuma taxa de participação no escrutínio, após o encerramento das urnas, foi avançada, mas à tarde o canal de televisão público estabeleceu-a em 70%.
PUB
As legislativas são as primeiras eleições gerais na Irlanda desde o fim do programa de ajustamento associado ao resgate de 85 mil milhões de euros, em 2013, e realizam-se quando o país, de 4,6 milhões habitantes, registou a maior taxa de crescimento económico na União Europeia nos primeiros nove meses do ano passado: 7%.
PUB
Mas, para a generalidade dos observadores, os eleitores, cansados de anos de cortes, aumento de impostos, desemprego e emigração, querem sobretudo saber se a recuperação está a ser distribuída equitativamente ou apenas a beneficiar as elites que responsabilizam pela crise.
PUB
O Fine Gael e os trabalhistas com quem governaram coligados pedem a reeleição para consolidar a recuperação, argumentando que só assim ela chegará a todos e advertindo que uma situação de instabilidade política pode deitar tudo a perder.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda