Intenções de voto no PS em máximos desde Novembro de 2014

Diferença entre PS e a coligação passou de uma décima em Maio para oito décimas em Junho, com os socialistas a conseguirem as intenções de voto mais elevadas em sete meses, mas continuando longe da maioria absoluta.
Congresso PS António Costa
Miguel Baltazar/Negócios
Nuno Carregueiro 06 de Junho de 2015 às 23:22

Se as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista seria o mais votado, com uma diferença de oito décimas para a coligação PSD/CDS, de acordo com os resultados do Barómetro de Junho da Aximage, para o Negócios e Correio da Manhã.

PUB

 

O PS surge com 38% das intenções de voto, mais sete décimas do que em Maio e a coligação repete os 37,2% do mês anterior. António Costa consegue assim afastar-se dos partidos que apoiam o governo, mas por uma escassa margem, o que continua a apontar para que nenhum partido conquiste uma maioria absoluta nas legislativas que vão decorrer no Outono.

PUB

 

Ainda assim, António Costa consegue levar o PS a atingir o resultado mais elevado desde Novembro do ano passado (38,5%). O antigo presidente da Câmara de Lisboa ganhou a liderança do PS a Seguro em Setembro de 2014 e no mês de Outubro obteve o melhor resultado neste Barómetro da Aximage (40,2%). O mínimo foi fixado em Março nos 36,1%.

PUB

 

Ainda que ligeira, esta subida do PS surge depois do partido ter apresentado o seu programa eleitoral, que foi alvo de debate na convenção nacional que o partido realizou este fim-de-semana.

PUB

 

O PSD e o CDS, que apresentaram esta semana as linhas orientadoras do seu programa eleitoral, estabilizaram em Junho no nível mais elevado do último ano.

PUB

 

Quanto aos restantes partidos, a CDU baixa duas décimas para 7,5%, o Bloco de Esquerda sofre a mesma queda para 4%. Quedas mais intensas foram protagonizadas pelo PDR de Marinho e Pinto (de 2,6% em Maio para 2,1% em Junho) e peço Livre (de 2 para 1,2%). Abstenção aumentou de 34,3% para 35,2%.

PUB

 

Intenções de voto no PS em máximos desde Novembro
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Partido Socialista PSD CDS barómetro sondagem Aximage
Pub
Pub
Pub