Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Magalhães: Sondagens dão "empate técnico" entre PS e coligação

Apesar de a tendência das sondagens apontar para uma subida da coligação e uma descida do PS, a última, publicada esta quarta-feira pela Aximage dá, na prática um "empate técnico" entre as duas listas, defende o especialista em sondagens.

Negócios 09 de Setembro de 2015 às 13:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 37
  • ...

"Embora não pareça", a sondagem elaborada pela Aximage e conhecida esta quarta-feira, 9 de Setembro, em que a coligação surge com uma vantagem de quase seis pontos, aponta, na prática, para um "empate técnico" entre socialistas e coligação PSD-CDS. A conclusão é de Pedro Magalhães, especialista em sondagens, que analisou a questão num "post" do seu blogue "Margens de erro".

 

Pedro Magalhães foi comparar o histórico das sondagens elaboradas pela Eurosondagem e pela Aximage e conclui que entre Maio e Setembro "a direcção geral das coisas para o PS e para a coligação é semelhante para as duas empresas: PS a descer, coligação a subir". Na  sondagem de Setembro da Eurosondagem, o PS está à frente por um ponto - uma diferença que não é "estatisticamente significativa"-, mas na da Aximage, a coligação lidera por 5,6 pontos. E essa diferença, defende, poderá também não ser tão grande como parece.

 

Isto porque, explica, o especialista, "na Aximage, apesar de ser uma vantagem de quase 6 pontos para a coligação PSD/CDS, a amostra tem 602, 36% aparentemente abstêm-se, a estimativa baseia-se portanto em 384 pessoas, pelo que consigo retirar daqui." Dessa forma, continua, "a margem de erro da diferença entre as proporções .389 e .333 é de .085 e a diferença (.056) está dentro dela". E a conclusão, escreve Pedro Magalhães, é que, "em suma, na Aximage também temos um ‘empate técnico’, embora não pareça".

 

Ainda olhando para o histórico dos últimos meses, Pedro Magalhães sublinha que "a principal diferença entre Eurosondagem e Aximage é que a descida do PS e a subida da coligação são graduais na primeira desde Maio, enquanto que, na segunda, a maior parte da mudança, especialmente a descida do PS, dá-se de Julho para Setembro".

 

Contas feitas, conclui, "pegando na informação em conjunto, hoje não é possível dizer que uma lista tem vantagem sobre outra. Já do ponto de vista das tendências, ambas as empresas indicam uma subida da coligação e uma descida do PS. Só os timings dessa mudança variam".

Ver comentários
Saber mais Pedro Magalhães Eurosondagem PS PSD CDS política Aximage eleições legislativas
Mais lidas
Outras Notícias