ADSE passa para o Ministério da Saúde já em Janeiro

O subsistema de saúde dos funcionários públicos passará a ser gerido por Paulo Macedo já a 1 de Janeiro de 2015, disse o Ministério das Finanças ao Público. A nova administração continua por escolher.
Miguel Baltazar/Negócios
13 de Novembro de 2014 às 09:38

A gestão da ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, passará a ser responsabilidade do Ministério da Saúde já a partir de 1 de Janeiro de 2015. A data foi adiantada ao jornal Público pelo Ministério das Finanças, que é a entidade até agora responsável pela ADSE.

PUB

 

Esta mudança estava já prevista desde a chegada da troika e o processo de mudança, que agora está em curso, decorre em simultâneo com a escolha de uma nova equipa dirigente para a ADSE. Segundo o Público, a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP) apresentou a Maria Luís Albuquerque uma lista com três nomes, mas as Finanças estão em processo de escolha desde Julho.

PUB

 

Na lista conta o nome do actual director-geral, Luís Pires, no cargo desde 2003 e que, depois de várias comissões já terminou o seu mandato em Março de 2014.

PUB

 

Além desta mudança, lembra o Público, a partir do próximo ano a ADSE será alimentada exclusivamente pelos trabalhadores e aposentados do Estado, uma vez que as entidades empregadoras deixarão de contribuir para o sub-sistema.

 

PUB

Paulo Macedo afastou já a possibilidade de qualquer fusão entre a ASR e o Serviço Nacional de Saúde, afirmando que aquela entidade se manterá independente. Espera-se que a passagem para a Saúde tenha efeitos positivos sobretudo ao nível da gestão e ganhos de eficiência. 

Pub
Pub
Pub