Hospitais vão comprar em conjunto e trocar equipamentos e pessoas
O Ministério da Saúde criou um grupo de acompanhamento dos hospitais que integram o Serviço Nacional de Saúde para monitorizar o desempenho dessas unidades e para rentabilizar os recursos disponíveis.
PUB
A mobilidade dos recursos humanos, a "maximização" da utilização de equipamentos e a aquisição centralizada ou partilhada de bens e serviços são os principais focos deste grupo, que envolverá várias organizações do sector.
PUB
"Muitas vezes, as instituições não comunicam entre si, mesmo para a partilha de coisas simples. O que se pretende é que este grupo possa identificar oportunidades de partilha e facilite soluções", detalhou ao Diário de Notícias a presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Marta Temido.
PUB
Segundo o despacho assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Martins dos Santos Delgado, publicado em Diário da República, este grupo de acompanhamento será constituído por duas pessoas designadas pela ACSS, uma de cada administração regional de saúde e ainda dois elementos apontados pela tutela. Não serão remunerados e as ajudas de custo e deslocações serão suportadas pelas suas entidades de origem.
PUB
No início de Junho, durante a entrega dos prémios Saúde Sustentável, a presidente da ACSS reconheceu que é preciso "maximizar as competências dos profissionais de saúde", o que significa que os enfermeiros ou os técnicos auxiliares devem poder fazer mais coisas do que fazem actualmente. "É ainda dramática a nossa incapacidade de obter o melhor dos nossos recursos humanos", resumiu Marta Temido.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Saúde hospitais médicos enfermeiros equipamentos compras grupo de acompanhamento monitorizaçãoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda