Sanofi compra americana Blueprint por oito mil milhões de euros

A farmacêutica francesa já soma a terceira compra em apenas seis meses. A Sanofi aposta agora no reforço do portefólio de imunologia.
CEO da Sanofi admite que negócio representa 'um avanço estratégico para o nosso portefólio'.
DR
Inês Pinto Miguel 02 de Junho de 2025 às 15:20

A farmacêutica Sanofi fechou o acordo para a compra da rival americana Bluprint Medicines por 9,1 mil milhões de dólares (oito mil milhões de euros). A concretizar-se, é o maior negócio do ano no setor europeu da saúde

A compra por parte da empresa francesa visa reforçar o seu portefólio no segmento das doenças imunológicas, uma vez que a americana Blueprint Medicines se tem posicionado na linha da frente nos tratamentos de uma rara doença imunológica. 

PUB

As duas empresas adiantam que a Sanofi vai pagar 129 dólares (perto de 113 euros)  em dinheiro por cada ação da Blueprint. O CEO da farmacêutica francesa, Paul Hudson, assegura, em comunicado, que a aquisição reflete "um avanço estratégico no nosso portefólio de medicamentos raros e em imunologia".

Esta aquisição permite que a Sanofi adicione o Ayvakit/Ayvakyt ao seu portefólio, cujo fármaco já possui aprovação de comercialização nos Estados Unidos e na União Europeia, sendo descrito como um medicamento inovador.

Em abril, a Sanofi já tinha anunciado a aquisição da Vigil Neuroscience por 411 milhões de dólares e em maio completou a aquisição da Inhibrx por 1,5 mil milhões de euros.

PUB

A farmacêutica de origem francesa já tinha admitido a intenção de , por forma a garantir a produção de medicamentos essenciais, já depois de Donald Trump revelar a intenção de impor tarifas ao setor farmacêutico. 

Pub
Pub
Pub