pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Doutores Palhaços com lucros de 363 mil euros querem comprar nova sede por até 1 milhão

A Operação Nariz Vermelho, que tem 36 profissionais a levar semanalmente alegria e esperança às crianças internadas em 22 hospitais, obtém receitas anuais de aproximadamente 2,4 milhões de euros, um terço dos quais tem origem no valor da consignação do IRS.

Doutores Palhaços querem sede nova por 1 milhão após lucros de 363 mil euros
Doutores Palhaços querem sede nova por 1 milhão após lucros de 363 mil euros DR
11 de Novembro de 2025 às 15:13

Assegurar de forma contínua um programa de intervenção nos serviços pediátricos através da visita de palhaços profissionais. 

É esta a missão da Operação Nariz Vermelho (ONV), instituição particular de solidariedade social que conta atualmente com 36 Doutores Palhaços a trabalhar semanalmente em 22 hospitais, para além de “21 colaboradores que trabalham nos bastidores”. 

Em termos financeiros, “2024 foi um ano muito positivo para a ONV, com resultados líquidos após juros e impostos de 363.214 euros, que foram transferidos para resultados transitados por forma a que possam ser aplicados no plano de expansão da ONV, que pretendemos acelerar nos próximos anos”, lê-se no relatório da organização. 

No ano passado, a ONV conseguiu aumentar as receitas em 27% para 2,35 milhões de euros, dos quais 32% teve origem no valor da consignação de IRS. 

Já as despesas totalizaram 1,84 milhões de euros, mais 13% do que no ano anterior, com o programa de visitas executar 43% dos gastos e a angariação de fundos 24%. 

Entretanto, de acordo com a ordem de trabalhos da assembleia geral da ONV, marcada para 19 de novembro, os associados serão chamados a votar uma deliberação a respeito da alienação de um prédio urbano em Pampilheira, concelho de Cascais, “pelo valor mínimo de 750 mil euros”, e outra relativamente à “aquisição de um imóvel destinado a funcionar como sede da associação, pelo valor máximo de 1 milhão de euros”. 

Sobre esta matéria, em comunicado enviado ao Negócios, a organização começa por explicar que, “desde a sua fundação em 2002, a Operação Nariz Vermelho tem sede em espaços cedidos por várias entidades”, condição que torna esta “IPSS vulnerável às estratégias dos mecenas para os seus imóveis, com consequências para a estabilidade da Missão”, observa. 

Entretanto, a ONV foi “recentemente informada pelo proprietário do espaço onde se situa a sua sede da intenção de alienar o imóvel e, consequentemente, da necessidade de o desocupar”. 

Acresce que “a ONV recebeu em 2019 um imóvel em Cascais, que a doadora manifestou vontade que fosse a sede da associação”, mas “uma vez que se trata de um imóvel para fins residenciais, o mesmo não reúne as condições para acolher a equipa, espaço de ensaios para os doutores palhaços, armazém, entre outros”, pelo que “o único fim possível será a sua venda e aplicação do produto na venda na aquisição de uma sede”, sinaliza a organização. 

“Desta forma, estaremos a respeitar o desejo da doadora e a garantir estabilidade à ONV numa sede com as condições necessárias para cumprir a missão”, considera, adiantando que "o valor de avaliação do imóvel recebido em doação é de 750.000 euros”, acreditando a direção da instituição que “esse valor peca por defeito, razão pela qual se propõe deliberar em assembleia geral um valor máximo de um milhão de euros para aquisição da nova sede, o qual resulta - igualmente - dos estudos de mercado realizados para o efeito”, sustenta. 

Relativamente aos lucros que a ONV obteve no ano passado, assinala que esse resultado líquido “transitou para o exercício de 2025 para assegurar o plano de expansão da ONV, bem como para garantir a estabilidade do programa de visitas que no ano passado se cifrou em 63 mil encontros com crianças anuais em 22 hospitais, o equivalente a 58% das crianças internadas no SNS”. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio