Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hospitais contratam médicos sem lançarem concurso público

Vários hospitais públicos, nomeadamente o Hospital Santo António, o São José e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, estão a contratar médicos sem concurso público, noticiou o “DN”.

Enfermeiros "tarefeiros" ganham metade dos contratados
Negócios 05 de Fevereiro de 2013 às 09:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A denúncia foi feita pelos sindicatos do sector que falam em ilegalidades, mas a Administração Central de Saúde.

 

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos denunciaram ao Ministério da Saúde, na última reunião da comissão tripartida, que vários hospitais públicos, designadamente o Hospital Santo António (Porto), o São José (Lisboa) e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, estão a contratar clínicos por tempo indeterminado sem lançarem concursos públicos. Ao que apurou o DN, já foram detectados 40 casos em seis hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

O presidente da FNAM, Sérgio Esperança, explica que foram identificadas duas situações: “caso de contratos [celebrados] em Janeiro, quando entrou em vigor o novo acordo das carreiras médicas que determina que só se pode contratar com concurso. Portanto, são situações ilegais”.

 

A segunda situação, “não sendo propriamente uma ilegalidade, não cumpre o despacho do ministério de 7 de Dezembro, que determina a abertura de um concurso nacional com 427 vagas para recém-especialistas, ou seja, estão a desviar candidatos para as unidades”.

 

Ver comentários
Saber mais hospitais SNS concurso público médicos contratação
Outras Notícias