Aquacultura com projectos de produção de 100 mil toneladas
Se os investimentos em carteira forem todos executados, a aquacultura em Portugal pode ver produção ser multiplicada por dez
A informação foi avançada hoje pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que na manhã desta quarta-feira debate na Assembleia da República o Orçamento do Estado proposto pelo Executivo para 2014.
A governante avançou que o Promar – Programa Operacional de Pescas (2007-2013) foi alvo de reprogramação, assumindo que o nível de compromisso está nos 76% e a execução em 42%. Neste aspecto, “estamos abaixo da média europeia”, adiantou. O valor orçamentado pelo Promar é de 325,79 milhões de euros.
Em carteira, acrescentou Assunção Cristas aos deputados, há agora 366 projectos, o que leva a ministra a afirmar: “vamos conseguir executar todo o Promar”.
“Há muitos investimentos novos” na aquacultura, explicou a governante ao Parlamento. “Se todos forem adiante” a produção actual “pode passar dos actuais “10 mil toneladas para 100 mil toneladas”, sublinhou.
Para melhor o nível de execução do Promar, Assunção Cristas afirmou que a regulamentação na área da aquacultura foi recentemente revista para “facilitar a vida dos investidores”.
E ainda este ano, acrescentou, poderá haver “novas áreas [de produção] para leilão” na aquacultura “offshore”, que tem a vantagem, reiterou, de ser “100% biológica”.
Mais lidas