Águas de Portugal quer investir 800 milhões nos próximos cinco anos
O grupo Águas de Portugal (AdP) está a negociar um financiamento junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) para os próximos cinco anos. Este dinheiro vai servir para financiar vários projectos no Algarve e no Alentejo, anunciou a empresa esta terça-feira, 19 de Janeiro.
PUB
"Ontem estive reunido com o Banco Europeu de Investimento (BEI) que está a preparar um pacote de 800 milhões de euros a cinco anos para o grupo Águas de Portugal", anunciou esta terça-feira o presidente da entidade gestora no Parlamento. Deste total, 400 milhões vão ser financiados pelo BEI, enquanto a outra metade vai ter origem em fundos próprios. As declarações de Afonso Lobato de Faria tiveram lugar durante uma audição na comissão de ambiente sobre o processo de reestruturação das águas em Portugal, onde o gestor explicou o segredo por detrás do "sucesso" do sector. "Porque é que o sector da água em Portugal é um sucesso? Porque os bancos financiam todo este processo. Tudo isto tem que ter uma lógica financeira", começou por explicar. Deu assim o exemplo dos 7,5 mil milhões de euros investidos pelo grupo AdP nos últimos 20 anos. "Isto só é possível havendo uma lógica de que quem empresta dinheiro ao grupo AdP possa ser ressarcido, porque senão a lógica não funciona". E apontou os casos de México ou Marrocos, países onde as tarifas não cobrem os custos e onde a rede está em mau estado ou a água é imprópria para consumo, para defender as tarifas cobradas em Portugal que cobrem os custos da rede. Os 800 milhões de euros vão servir para financiar as ETAR algarvias de Faro-Olhão, de Portimão, mas também outros projectos no Alentejo. "O grupo AdP tem capacidade financeira para fazer este investimento", garantiu Afonso Lobato Faria. (Notícia actualizada às 17:35)
As declarações de Afonso Lobato de Faria tiveram lugar durante uma audição na comissão de ambiente sobre o processo de reestruturação das águas em Portugal, onde o gestor explicou o segredo por detrás do "sucesso" do sector.
PUB
"Porque é que o sector da água em Portugal é um sucesso? Porque os bancos financiam todo este processo. Tudo isto tem que ter uma lógica financeira", começou por explicar.
Deu assim o exemplo dos 7,5 mil milhões de euros investidos pelo grupo AdP nos últimos 20 anos. "Isto só é possível havendo uma lógica de que quem empresta dinheiro ao grupo AdP possa ser ressarcido, porque senão a lógica não funciona".
PUB
E apontou os casos de México ou Marrocos, países onde as tarifas não cobrem os custos e onde a rede está em mau estado ou a água é imprópria para consumo, para defender as tarifas cobradas em Portugal que cobrem os custos da rede.
Os 800 milhões de euros vão servir para financiar as ETAR algarvias de Faro-Olhão, de Portimão, mas também outros projectos no Alentejo. "O grupo AdP tem capacidade financeira para fazer este investimento", garantiu Afonso Lobato Faria.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais grupo Águas de Portugal Banco Europeu de Investimento BEI água Afonso Lobato de Faria grupo AdP ambienteMais lidas
O Negócios recomenda