Alemã Körber vai construir fábrica e ter mais de 400 trabalhadores em Santo Tirso
Em 1946, Kurt A. Körber alugava uma pequena cave, em Hamburgo, para consertar máquinas para a produção de cigarros. Anos mais tarde, construía a sua própria máquina, que rapidamente se tornou um “bestseller” em todo o mundo. E assim nascia a Körber, que se expandiu para outros setores, como a produção de caixas de medicamentos e corte de produtos de papel.
O grupo alemão, com mais de 13 mil colaboradores em mais de uma centena de localizações por todo o mundo, desenvolve soluções tecnológicas e automatizadas para empresas. Desde máquinas a softwares e serviços com tecnologia de última geração, a multinacional atua principalmente junto do setor da manufatura e do fornecimento, de forma a melhorar os processos produtivos e cadeias de abastecimento.
PUB
Esta segunda-feira, 2 de junho, a Körber assentou a primeira pedra daquela que será a sua mais recente unidade fabril em Portugal. Com 11.400m2, a nova unidade localiza-se no Parque Industrial da Ermida, em Santo Tirso e contará com 60 postos de trabalho flexíveis.
Para além disso, a Körber pretende aumentar as equipas de toda a organização com planos para empregar mais de 400 funcionários a tempo inteiro, na região do Porto, até a final do ano.
Atualmente com 364 trabalhadores, distribuídos pela unidade fabril de Vila do Conde, centro logístico na Maia e escritórios em Matosinhos (no centro empresarial Lionesa), a Körber pretende concentrar as suas operações em Santo Tirso.
PUB
As novas oportunidades de emprego passarão por áreas como “Serviço ao Cliente, Engenharia, I&D, Fabrico, Logística, Controlo de Qualidade, Compras, Gestão de Projetos, Design de Soluções e Vendas”.
“Com o lançamento da nossa nova unidade em Santo Tirso, estamos a investir em tecnologia de ponta, numa força de trabalho altamente qualificada e num futuro sólido para a Körber e para a região do Porto”, garantiu Stephan Seifert, CEO da Körber e que esteve presente no início oficial da construção, juntamente com a restante equipa de liderança da empresa alemã e parceiros. O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, também marcou presença no local de construção.
PUB
A nova unidade prevê o aumento da capacidade logística e de fabrico da Körber Supply Chain, referente às cadeias de abastecimento que, segundo o grupo, “estão a tornar-se mais complexas a cada dia que passa”. A fábrica estará voltada para a produção de soluções logísticas, integrando ferramentas de automação mecânica, elétrica e de software, “adequadas a qualquer tamanho de negócio, estratégia ou ambição de crescimento”.
Desta forma, Portugal ficará posicionado como um importante “hub” industrial e de inovação dentro da rede global da Körber. “Este investimento permitirá a Körber fortalecer ainda mais a nossa posição de mercado na Europa e no mundo, e destaca a confiança da Körber no Porto”, explicou Helena Garriga, membro do Conselho Executivo da multinacional e presidente na área de negócios da Supply Chain.
Os trabalhos de fundação começam em julho deste ano e o início de operações da nova fábrica está previsto para o segundo semestre de 2026. A Körber pretende ainda criar novas oportunidades de emprego, investir no desenvolvimento de competências locais e colaborar com estabelecimentos de ensino através de ligações com outros parceiros regionais e com o Invest Santo Tirso.
PUB
*Notícia editada por Pedro Curvelo
*Notícia atualizada para corrigir o número de postos de trabalhos a serem criados
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda