Bruxelas optimista sobre luz verde da banca nas PPP

A Comissão Europeia mostra-se confiante de que a redução de encargos com as parcerias público-privadas (PPP) vão continuar em 2014.
Estradas têm 508 projectos de proximidade de 425 milhões
24 de Abril de 2014 às 14:03

A Comissão Europeia, no relatório da 11ª avaliação, sublinha que "o pacote de subconcessões nas PPP rodoviárias já inclui poupanças de 70 milhões de euros em 2014, na sequência da redução do objecto [dos contratos] acordada em 2012". 

PUB

 

Por outro lado, "a renegociação do pacote das ex-SCUT nas PPP rodoviárias está em curso e as poupanças já se materializaram em 2013", sublinha a Comissão, acrescentando que neste pacote "os bancos credores comunicaram progressos na sua análise de 'due diligence' e uma resposta positiva a duas das maiores concessionárias é esperada na 12ª revisão". Uma informação que já havia sido avançada pelo Negócios. 

PUB

 

Entretanto, "a luz verde dos bancos para duas outras concessionárias é esperada que aconteça sem perturbações, aproveitando a aprendizagem feita com as outras duas iniciais".

 

PUB

Sobre as renegociações no pacote de concessões, Bruxelas confirma que irão decorrer durante 2014, prevendo o registo de poupanças ainda durante este ano e "tendo por base as lições aprendidas com os bancos durante as renegociações das ex-SCUT".

 

"Estas poupanças serão conseguidas numa taxa de rentabilidade accionista mais baixa e da redução das obrigações de manutenção e da diminuição das obrigações de manutenção", explica. 

PUB

 

Saber mais sobre...
Saber mais PPP Comissão Europeia banca
Pub
Pub
Pub