Concorrência dá luz verde à aquisição da Egeo pela espanhola Urbaser
A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu não se opor à aquisição da Egeo pela espanhola Urbaser, uma operação que envolve empresas dos setores da gestão e tratamento de resíduos.
Numa nota divulgada esta quinta-feira no seu 'site', a Concorrência adiantou que tinha deliberado "adotar uma decisão de não oposição", por entender que "a operação de concentração notificada não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional".
PUB
"A operação de concentração consiste na aquisição, pela Urbaser, S.A.U através da Sertego Portugal, SGPS, S.A. do controlo exclusivo sobre a Egeo SGPS, S.A. e das suas subsidiárias, à exceção da Egeo Solventes, S.A." lê-se numa outra nota, divulgada pela AdC em agosto.
A Urbaser constitui a sociedade-mãe de um grupo internacional que opera nos setores dos serviços urbanos, tratamento de resíduos e gestão de águas.
Em Portugal opera através da Sertego, ativa nos mercados de recolha e tratamento de resíduos industriais perigosos e não perigosos, bem como de recolha, transporte, e tratamento de óleos usados.
PUB
Já o Grupo Egeo centra a atividade no setor ambiental, nomeadamente na gestão de resíduos não urbanos, incluindo a recolha, transporte, pré-tratamento e armazenamento de resíduos perigosos e não perigosos, reciclagem e valorização de óleos usados.
A espanhola Urbaser, que conta com o músculo financeiro da Blackstone e da EQT, alienou em 2024 a SUMA, empresa que opera na recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos, à Mota-Engil, tendo ficado, em contrapartida, com a operação dos resíduos industriais em Portugal.
Escassos dias volvidos, a Urbaser notificou o regulador da compra do português Grupo Carmona, especializado na gestão de resíduos não urbanos, nomeadamente resíduos perigosos. Em outubro de 2024, o grupo espanhol avançou para a aquisição da totalidade do negócio da multinacional norte-americana Stericycle em Portugal e Espanha.
PUB
Já este ano, em março, a Urbaser chegou a acordo para comprar uma posição maioritária na EcoAmbiente, gestora de resíduos urbanos em Portugal que é controlada pela IP Holdings, do empresário Ilídio Pinho. A operação vê a Urbaser reentrar na área dos resíduos urbanos no mercado nacional, depois de, em janeiro 2024, ter abdicado da sua participação na SUMA.
Mais lidas
O Negócios recomenda