Conheça as marcas portuguesas mais valiosas e o abalo da covid-19

A Brand Finance compôs o ranking das marcas mais valiosas para 2020, mas chama a atenção para a perda de valor que a covid-19 deverá implicar em alguns setores.
1/10
Ana Batalha Oliveira 31 de Maio de 2020 às 17:00

As 25 marcas mais valiosas de 2020 em Portugal foram reveladas pela Brand Finance, mas este ano vêm com um asterisco: o impacto que a covid-19 pode ter no valor destas empresas.

PUB

EDP, Galp Energia, Pingo Doce, Millennium BCP e Caixa Geral de Depósitos formam o "top 5" das marcas mais valiosas em Portugal em 2020, com os dados recolhidos até janeiro deste ano. Tendo em conta o possível impacto da covid-19, este grupo mantém-se no topo da tabela, mas com uma diferença relevante: no conjunto, perdem-se 786 milhões pelo caminho.

As estimativas da Brand Finance baseiam-se no impacto previsível para o setor onde cada empresa se insere. Enquanto a EDP deve manter o mesmo valor, pois não se espera um impacto relevante da pandemia nas utilities, as quatro empresas que se seguem incluem-se nos setores do retalho, banca e petróleo, para os quais o impacto deve rondar os 20%.

Do sexto ao décimo lugar, já se alteram as posições. O Continente passa a ser a oitava mais valiosa, duas posições abaixo, sendo ultrapassada pela Meo e a Nos, que não sofrem mudanças. A TAP e a Super Bock, que fechavam a tabela, dão lugar no top 10 à PT Empresas e à Mota-Engil.  

PUB
Pub
Pub
Pub