Dono de 21 hospitais em Portugal compra o da Universidade Fernando Pessoa

O grupo Trofa Saúde, um dos principais grupos privados do setor no nosso país, firmou a aquisição do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, situado em Gondomar.
Rui Neves 28 de Maio de 2025 às 15:38

Fundada em 1999 por José Vila Nova, atual vice-presidente do grupo, que é liderado pelo irmão António Vila Nova, que controla metade do capital juntamente com a irmã Beatriz (e seu marido), a Trofa Saúde converteu-se num dos gigantes do setor privado em Portugal, tendo atualmente em operação 21 hospitais e mais de dois mil trabalhadores.

PUB

 

Um império hospitalar que vai ganhar mais um relevante ativo, tendo a Trofa Saúde firmado a aquisição do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, operação já notificada à Autoridade da Concorrência.

PUB

"A operação de concentração consiste na aquisição pela Trofa Saúde Aveiro, S.A. ("TSH") do controlo exclusivo do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa ("Hospital")", lê-se no anúncio da AdC, sendo que a TSH integra o grupo dos irmãos Vila Nova.

Relativamente à entidade alvo de aquisição, a AdC refere que se trata de uma instituição que opera "na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente consultas de várias especialidades médicas, serviços de medicina dentária, serviços enfermagem, serviços de imagiologia, serviços de cirurgia, serviços de internamento e bloco operatório, serviços de patologia clínica e análises clínicas, serviços de radiologia e de medicina física de reabilitação, entre outros".

PUB

Inaugurado em 4 de Dezembro de 2012, na Avenida Fernando Pessoa, em Gondomar, o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) foi "desenvolvido a partir de um conceito inovador entre nós – como uma unidade multifuncional de cuidados primários, secundários e terciários, prestados numa lógica pedagógica, exigida pela sua natureza de Hospital-Escola para a formação e qualificação permanente de profissionais de saúde e pela humanização na relação terapêutica", enfatiza a instituição no seu site corporativo.

Entretanto, em janeiro de 2023, o Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o curso de Medicina da Universidade Fernando Pessoa – o Mestrado Integrado em Medicina, com um número máximo de 40 admissões no primeiro ano, iniciado em setembro passado.

É a única instituição de ensino superior privado nacional com um Hospital-Escola próprio, tendo a 16 de dezembro passado inaugurado, junto ao à unidade hospitalar, o novo edifício da Escola de Medicina e Ciências Biomédicas (EMCB) da Universidade Fernando Pessoa (UFP).

PUB

(Notícia atualizada às 15:48)

Pub
Pub
Pub