Fórmula 1 regressa oficialmente ao Algarve em 2027 e 2028
O Autódromo Internacional do Algarve vai ser o palco das corridas de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou a instituição, em antecipação ao Governo português. O Autódromo de Portimão já tinha recebido o evento na altura da pandemia, em 2020 e 2021.
A Fórmula 1 adianta que a paisagem algarvia, aliada ao "circuito de 4,6 km oferece desafios técnicos com mudanças de elevação dramáticas, culminando numa descida até à última curva à direita que dá acesso à reta das boxes".
PUB
"Portugal tem uma história prestigiosa na Fórmula 1, tendo sediado o seu primeiro Grande Prémio no Porto em 1958, além de ter realizado corridas em Monsanto e Estoril ao longo dos 75 anos da categoria", destaca o organismo.
Portugal tem sido o palco para algumas vitórias históricas, nomeadamente de Aryton Senna no Estoril, em 1985, enquanto Lewis Hamilton se destacou em Portimão ao ultrapassar o recorde de Michael Schumacher, conquistando a 92ª vitória em 2021.
O ministro do Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, admite, em conferência de imprensa, que se estima a chegada de 200 mil visitantes em cada um dos anos, entre os quais 150 mil espectadores e 51 mil profissionais, nos quais se deverá arrecadar 140 milhões de euros só em impostos.
PUB
Sobre os custos que Portugal terá de suportar para receber o Grande Prémio em 2027 e 2028, Manuel Castro Almeida é mais reservado. "Ainda estamos a vincular compromissos. Os números vão ser tornados públicos, mas a FIA ainda está a negociar com outros países. Para já, sabemos que serão substancialmente inferiores ao valor que tem vindo a público", diz, referindo-se aos 50 milhões de euros.
Ainda assim, o governante destaca que "o volume de impostos em função deste acréscimo será superior ao custo que o Estado vai suportar. Não haverá custo para o Estado".
PUB
Manuel Castro Almeida, acompanhado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, evidencia a "grande notícia" que o regresso da Fórmula 1 ao Algarve representa "para Portugal e para o turismo em Portugal".
"O regresso projeta um Portugal moderno, com ambição, dinamismo e capacidade para integrar um clube muito restrito que podem receber esta prova tão revelante. Temos capacidade de atrair os eventos mais revelantes à escala mundial", destaca Manuel Castro Almeida, apontando que a Fórmula 1 em 2027 e 2028 vai "criar novas oportunidades para as regiões nacionais".
Especificamente sobre o Algarve, o ministro da Economia admite que a região vai sair valorizada em termos de turismo e ao nível da economia local, com a restauração e os alojamentos a serem dos mais impactados.
PUB
Questionado sobre as contrapartidas em cima da mesa para receber este evento, Castro Almeida assegura que "Portugal oferece, por natureza, contrapartidas importantes como destino turístico qualificado. O excelente autódromo tem características invulgares, que por si só são de destaque para a FIA".
Sobre a chegada da Fórmula 1 ao Estoril, depois das ambições reveladas pelo presidente da Câmara de Cascais em entrevista ao Negócios, o ministro lembrou que as "negociações com a FIA estão a decorrer há muitos meses" e que nelas "não se falava do Estoril". "Podemos ter conversas posteriormente com Cascais para rentabilizar o Autódromo do Estoril", disse.
Saber mais sobre...
Saber mais Corrida de automóveis Algarve Fórmula 1 Portugal Portimão Lewis Hamilton Michael Schumacher PortoMais lidas
O Negócios recomenda