Garantias públicas nos apoios a empresas durante a covid caem para 761 milhões

A grande maioria dos empréstimos contraídos pelas empresas na pandemia já foi regularizada depois de ter atingido um máximo superior a 6,5 mil milhões de euros em 2021.
Rui Minderico
12:22

As garantias públicas dos apoios a empresas durante a pandemia de covid-19 caíram para 761 milhões de euros, no final do ano passado, segundo avança esta quarta-feira o jornal , com base em dados da Conta Geral do Estado (CGE) de 2025. O montante representa 12% do montante máximo, atingido em 2021, das responsabilidades assumidas pelo Estado.

Em causa estão oito linhas de crédito bancário criadas por causa da covid-19 e que disponibilizaram até 8.150 milhões de euros, apoiadas por garantias públicas do Sistema Nacional de Garantia Mútua (SNGM) e contragarantias prestadas pelo Fundo de Contragarantia Mútuo (Fcgm, gerido pelo Banco Português de Fomento).

PUB

De acordo com o Público, logo em 2020 o montante atribuído chegou a 6.330 milhões de euros, tendo subido para um máximo, no ano seguinte, de 6.569 milhões de euros. Desde então que tem vindo a diminuir e, atualmente, a grande maioria dos empréstimos contraídos pelas empresas na pandemia já foi regularizada.

Saber mais sobre...
Saber mais Milhões
Pub
Pub
Pub