Irão bloqueia acesso ao Google e ao Hotmail
Até à data, os utilizadores de Internet do Irão podiam aceder ao Google.com, apesar das páginas do google de cada país, como o Google.pt ou o Google.fr, já estarem bloqueadas pelas autoridades iranianas.
Existem, porém, diferenças entre o bloqueio do Google.com e o bloqueio de outras páginas. Quando um utilizador tenta aceder a uma outra página bloqueada aparece uma mensagem das autoridades iranianas a informar que o conteúdo é criminal e que, por isso, o acesso não é possível. No caso do Google, ao tentar abrir a página aparece apenas uma mensagem a indicar problemas de conexão, de acordo com o "El Mundo".
PUB
As autoridades iranianas já bloquearam um grande número de páginas de Internet, entre as quais as de muitos meios de comunicação estrangeiros e, também, as de grupos sociais e políticos, tanto iranianos como de outros países, uma vez que o governo iraniano as considera "prejudiciais".
Além disso, existem também muitas páginas bloqueadas devido às autoridades do Teerão considerarem que as mesmas atacam a moral estrita da República Islâmica. Outras páginas estão vedadas por utilizaram palavras que a censura iraniana considera "perigosas". As redes sociais, especialmente o Facebook, estão também bloqueadas, independentemente da sua origem ou do assunto que tratem, segundo o "El Mundo".
Em Dezembro as autoridades do Irão bloquearam a página de Internet "Embaixada virtual" dos Estados Unidos no Teerão, devido ao país não ter relações diplomáticas com a República Islâmica. O bloqueio ocorreu menos de 24 horas depois da página ter sido colocada na rede pelo Departamento do Estado de Washington.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Irão hotmail google bloqueio Estados Unidos Microsoft utilizadores InternetMais lidas
O Negócios recomenda