Jerónimo Martins muda chefia da Biedronka e do Pingo Doce

Saída de Pedro Pereira da Silva motiva mudança nas cadeias de retalho alimentar da Jerónimo Martins. Isabel Pinto assume liderança do Pingo Doce.
Isabel Aveiro 11 de Dezembro de 2015 às 14:53

O grupo Jerónimo Martins vai proceder a mudanças na direcção das suas cadeias de retalho – a Biedronka, responsável por dois terços das vendas do grupo, e do Pingo Doce, rede que a companhia criou em 1980 e que partilha presentemente com os holandeses da Ahold.

PUB

De acordo com comunicação oficial do grupo, enviada às redacções esta manhã, o responsável pela Jerónimo Martins na Polónia, Pedro Pereira da Silva, "deixa o grupo onde ingressou há 25 anos como ‘management trainee’ para se dedicar a novos projectos profissionais". O gestor, recorda a mesma nota, esteve 25 anos na Polónia" e teve, segundo a mesma fonte de informação, "uma história de importante contribuição para a conquista da liderança do mercado" naquele país.

A administração do grupo liderado por Pedro Soares dos Santos (na foto) decidiu assim que, "no âmbito do processo de revisão da oferta e da melhoria da experiência-cliente da maior cadeia de retalho do grupo Jerónimo Martins", a partir do primeiro dia de 2016, Biedronka e Pingo Doce mudam de chefia.

PUB

Luís Araújo vai para a Biedronka

Em substituição de Pedro Pereira da Silva, Luís Araújo, actualmente director-geral do Pingo Doce, "assume a função", a partir de 1 de Janeiro de 2016, de "director-geral da Biedronka, na Polónia".

PUB

O grupo, na nota de imprensa conhecida esta sexta-feira, afirma que este gestor está "há 20 anos ao serviço" do grupo Jerónimo Martins, os três últimos dos quais na liderança da rede de retalho alimentar que a JM detém em parceria com a Ahold (51%-49%, respectivamente).

"Luís Araújo terá como prioridade a concretização do enfoque pretendido da Biedronla no consumidor e o esforço da sua liderança nas áreas urbanas da Polónia", acrescenta o comunicado desta sexta-feira.

PUB

É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem um MBA pela Universidade Católica Portuguesa, tendo passado, no grupo, em várias áreas: "das operações ao marketing, passando pela liderança da direcção de sistemas de informação do grupo".

Isabel Pinto sobe a líder do Pingo Doce

PUB

A partir da mesma data, ou seja daqui a três semana, Isabel Pinto substitui Luís Araújo na liderança do Pingo Doce – será a primeira mulher a exercer tal cargo de gestão nas participadas no universo da JM, que detém ainda a cadeia de comércio grossista Recheio e uma parceria industrial com a Unilever em Portugal.

Isabel Ferreira Pinto é, "desde o início de 2014, a responsável da [norte-americana] Daymon Worlwide em Portugal, trabalhando o desenvolvimento das marcas, próprias do Pingo Doce e do Recheio".

De acordo a JM, a gestora "ingressou no grupo Jerónimo Martins em Janeiro de 1999 como ‘management trainee’", mantendo-se desde então no grupo até que em 2014. Isabel Pinto é licenciada em Gestão de empresas pela Universidade Católica Portuguesa.

PUB

 

Pub
Pub
Pub