Lucros da Vista Alegre caem 29% no 1º trimestre para um milhão
A Vista Alegre Atlantis registou, no primeiro trimestre deste ano, lucros de um milhão de euros, inferiores em 29% ao período homólogo, adiantou esta sexta-feira a empresa, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"O resultado líquido baixa face ao período homólogo, nomeadamente pelo incremento de amortizações devido aos investimentos que têm vindo a ser realizados e pelo aumento dos custos energéticos", explicou a empresa.
PUB
Por outro lado, o volume de negócios consolidado no primeiro trimestre de 2025 foi de 36,3 milhões de euros, um crescimento de 18% face ao período homólogo.
"Nos primeiros três meses de 2025, os produtos da marca Vista Alegre e Bordallo Pinheiro mantêm a sua trajetória de crescimento no retalho (físico e online) a nível nacional e internacional resultando num crescimento de 7,7% face ao mesmo período do ano 2024", adiantou a empresa.
De acordo com a Vista Alegre, o mercado externo representa 78,3% do volume de negócios, com 28,4 milhões de euros de vendas, destacando "o crescimento de 129% e 99% nas vendas dos Países Baixos e Itália, respetivamente".
PUB
O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) do grupo, no primeiro trimestre de 2025, "atingiu os 6,6 milhões de euros, um crescimento de 0,9% face ao exercício anterior", adiantou.
"O aumento dos custos de energia, em cerca de 27%, face ao período homólogo afetou negativamente a margem EBITDA em 3 pontos percentuais", referiu, indicando que o investimento que o grupo está a realizar na descarbonização "vai permitir maior eficiência energética do processo produtivo, no sentido de reduzir os custos da energia a curto prazo".
O investimento acumulado no primeiro trimestre foi de 3,5 milhões de euros, sobretudo para projetos de descarbonização.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Luís Filipe Vieira São João do Estoril Jose Antonio dos Santos Cristiano Ronaldo Portugal Economia Política Informação sobre empresasMais lidas
O Negócios recomenda