Makro mantém aposta no mercado português após reestruturação

A grossista Makro, que procedeu a uma reestruturação em Portugal no início do ano, diz-se actualmente contente e apostada em aproveitar a oportunidade que a crise apresenta.
Lusa 10 de Novembro de 2012 às 14:40

Questionado sobre a Makro tem perdido clientes em Portugal, o gestor disse que estes até têm vindo a aumentar, "embora a sua factura média seja inferior".

Mas, "estamos contentes [com o mercado português]", sublinhou.

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A subsidiária portuguesa do grupo Metro AG enfrentou uma reestruturação no início deste ano, no qual saíram 305 trabalhadores, tendo 210 rescindido voluntariamente e os restantes foram alvo de despedimento colectivo.

Actualmente, a empresa tem 1.100 trabalhadores em Portugal e 3.400 em Espanha.

"Encerrámos uma loja em Aveiro e mantemos as outras 10", disse o director-geral Ibérico, que assumiu a liderança da Makro Portugal após a reestruturação.

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"Desde que assumi [a direcção da empresa em Espanha], em 2009, temos criado emprego líquido entre 2% a 6% por ano e este ano vamos abrir três novas lojas em Espanha: Alicante, Sevilha e Madrid", afirmou.

Com estas aberturas, a empresa espera criar em Espanha 300 postos de trabalho directos e entre 600 e 800 indirectos.

No mercado português, o grupo vai investir até final do ano cerca de cinco milhões de euros na baixa de preços dos seus produtos em Portugal.

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"O que estamos a fazer em Portugal e em Espanha é investir em preços" para ajudar os clientes (retalhistas) que "procuram preços que permitam manter rentabilidade que a situação económica não permite".

Esta acção está a ser mais marcada em Portugal, onde "estamos a investir muito dinheiro numa redução de preços sensivelmente em 4.000 produtos, com ofertas semanais muito agressivas em 30 a 50 produtos básicos", disse o gestor.

"Esta campanha, que decorrerá até final do ano, representa um investimento de cinco milhões de euros em Portugal".

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O director-geral da Makro Ibérica explicou que o maior foco no mercado português deve-se também a questões de concorrência.

"Detectámos que em Portugal alguns dos nossos preços não correspondiam ao que a Makro Portugal deveria ser", explicou.

Sobre o balanço da campanha de baixa de preços que lançou em Portugal, José María Cervera adiantou que, até ao início de Setembro, a Makro vendeu quatro vezes mais alguns dos produtos alvo de intervenção, o que demonstra que tem tido resultados positivos.

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Já sobre o aumento da crise que se tem vindo a sentir na Península Ibérica, o gestor explicou que esta "tem duas vertentes: uma de perigo e outra de oportunidade" e é nesta última que a Makro aposta.

Entretanto, a empresa mudou o 'layout' [imagem] das lojas e os uniformes dos trabalhadores, além da disposição dos artigos nas suas unidades portuguesas de forma a criar um "ambiente diferente" daquele que a empresa tinha até Março deste ano.

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