Mota-Engil e Alves Bandeira avançam com rede de carregamento ultrarrápido
A REMO, empresa cleantech do Grupo Mota-Engil, e o Grupo Alves Bandeira uniram-se para criar uma das maiores redes nacionais de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos, com unidades acima dos 150 kW. O plano prevê instalar mais de 200 pontos de carregamento em postos da marca Alves Bandeira e noutros locais de elevada circulação, reforçando a cobertura em todo o território.
A infraestrutura terá uma potência total superior a 36 MW, suficiente para mais de meio milhão de carregamentos por ano e para suportar cerca de 80 milhões de quilómetros percorridos em regime totalmente elétrico. Segundo as empresas, a operação evitará 12 mil toneladas anuais de CO2 e representará uma poupança de 15 milhões de kWh por ano. Toda a energia será fornecida pela EZU Energia e será 100% renovável.
PUB
O primeiro posto ultrarrápido deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2026, com a rede integral concluída até meados de 2027. Além da expansão física, o projeto inclui hubs multisserviços direcionados tanto a frotas como a clientes particulares.
Luís Castanheira, CEO da REMO, afirma que a parceria com o Grupo Alves Bandeira permite "aumentar significativamente a capilaridade" da rede e consolidar uma infraestrutura "de referência" na mobilidade elétrica. Já João Pedro Justo, administrador do grupo energético, destaca o compromisso com a transição energética e uma solução "alimentada exclusivamente por energia renovável".
A REMO contabiliza atualmente mais de 750 pontos de carregamento instalados e um portefólio superior a 2.000, posicionando-se entre os operadores que mais crescem na Europa. A integração desta rede na infraestrutura Alves Bandeira cria sinergias com a rede energética existente e contribui para as metas nacionais de neutralidade carbónica até 2050.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda