Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Como a Europa pode aguentar sem o gás russo

14.09.2022

Ao longo dos últimos meses, os preços do gás e da eletricidade na Europa dispararam quase 100% para níveis sem precedentes, depois caíram em cerca de um terço, e têm agora subido novamente desde que a Rússia anunciou que a operação no Nord Stream 1, o seu gasoduto para a Alemanha, iria manter-se suspensa indefinidamente.

A guerra de Putin está a fazer subir os preços das matérias-primas?

14.04.2022

Poder-se-á assumir que a guerra na Ucrânia levada a cabo pelo presidente russo, Vladimir Putin, é a principal causa da subida dos preços da energia e de outras matérias-primas. Afinal de contas, a Rússia é o maior exportador mundial de petróleo e de produtos petrolíferos – e, em conjunto com a Ucrânia, representa um terço das exportações globais de trigo e cevada. Mas há duas razões de peso para questionar esta explicação.

O susto da inflação da covid

25.10.2021

A forma mais simples de olhar além do aumento temporário dos preços criado pelo efeito de base causado pela covid em 2020 é calcular a inflação nos últimos 24 meses, em vez de 12.

As raízes económicas do fiasco no Afeganistão

07.09.2021

Quando um país não tem produção própria, e quando quase todos os recursos à disposição dos seus consumidores provêm de transferências do estrangeiro, manter um nível baixo de corrupção torna-se quase impossível.

A arte verde do possível

17.05.2021

Os EUA não poderão contar com as energias renováveis para fornecer toda a sua energia, e a UE terá de começar a pressionar a sua própria indústria.

A origem do desastre da vacinação na UE

12.04.2021

A estrutura da UE não se adequa a uma ação executiva ágil e os seus mecanismos de tomada de decisão excessivamente complicados são um obstáculo à responsabilização. Enquanto isso for assim, as crises continuarão a levar a melhor sobre a Europa.

Disparates orçamentais na recuperação da covid

18.03.2021

A experiência do ano passado e o senso comum sugerem que quaisquer transferências suplementares em larga escala serão simplesmente economizadas, o que implica que os estímulos adicionais terão um baixo efeito multiplicador na procura agregada.

Os limites do Acordo de Investimento UE-China

22.02.2021

Há quem argumente que a União Europeia está a depender demasiado do mercado chinês para manter a sua economia na via do crescimento. Mas os dados relativos ao comércio e investimento não sustentam essa teoria.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio