Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

As raízes económicas do fiasco no Afeganistão

07.09.2021

Quando um país não tem produção própria, e quando quase todos os recursos à disposição dos seus consumidores provêm de transferências do estrangeiro, manter um nível baixo de corrupção torna-se quase impossível.

A arte verde do possível

17.05.2021

Os EUA não poderão contar com as energias renováveis para fornecer toda a sua energia, e a UE terá de começar a pressionar a sua própria indústria.

A origem do desastre da vacinação na UE

12.04.2021

A estrutura da UE não se adequa a uma ação executiva ágil e os seus mecanismos de tomada de decisão excessivamente complicados são um obstáculo à responsabilização. Enquanto isso for assim, as crises continuarão a levar a melhor sobre a Europa.

Disparates orçamentais na recuperação da covid

18.03.2021

A experiência do ano passado e o senso comum sugerem que quaisquer transferências suplementares em larga escala serão simplesmente economizadas, o que implica que os estímulos adicionais terão um baixo efeito multiplicador na procura agregada.

Os limites do Acordo de Investimento UE-China

22.02.2021

Há quem argumente que a União Europeia está a depender demasiado do mercado chinês para manter a sua economia na via do crescimento. Mas os dados relativos ao comércio e investimento não sustentam essa teoria.

O perigoso fascínio da banca central verde

19.01.2021

Tornar a política monetária mais ecológica pode parecer atrativo à primeira vista, mas representa um caminho que é incompatível com a sua independência.

Os EUA têm de aceitar a ascensão da China

06.11.2020

O próximo governo dos EUA deve aceitar a contínua ascensão económica e tecnológica da China. Pode não gostar da ideia de a China ultrapassar os EUA - um marco que deverá ser alcançado na próxima década. Mas novas tentativas de evitar esse resultado seriam não só inúteis, como também muito caras.

O desafio europeu da “China Verde”

26.10.2020

O que já parece evidente é que o duplo papel da China - reconhecido pela Comissão Europeia - como concorrente e parceiro moldará a transição verde que está em curso, com os esforços da China tanto a facilitarem como a desafiarem os próprios planos e políticas da UE de formas inesperadas.

A retirada do Abenomics

21.09.2020

A experiência do Japão deveria ser cuidadosamente estudada para se retirarem lições a respeito do futuro que se poderá colocar à Europa e a outras economias avançadas senescentes.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio