Nvidia pede ao Japão reforço da rede elétrica para garantir desenvolvimento de IA

O primeiro-ministro japonês destacou o potencial das zonas rurais e descentralizadas como centros tecnológicos para promover a revitalização.
Jensen Huang, Nvidia
Ritchie B. Tongo/EPA
Lusa 21 de Abril de 2025 às 12:53

O presidente executivo (CEO) da tecnológica norte-americana Nvidia encontrou-se esta segunda-feira com o primeiro-ministro japonês a quem garantiu que a inteligência artificial (IA) vai revolucionar as empresas nipónicas e apelou ao reforço da infraestrutura elétrica nacional.

Jensen Huang, que está em Tóquio, abordou com Shigeru Ishiba a cooperação que a Nvidia tem vindo a desenvolver com o país e afirmou que os robôs assentes em IA "levarão uma revolução às empresas japonesas", segundo o diário económico local Nikkei.

PUB

O primeiro-ministro japonês destacou o potencial das zonas rurais e descentralizadas como centros tecnológicos para promover a revitalização.

De acordo com Ishiba, "a cooperação entre o Japão e os Estados Unidos é necessária para aproveitar a tecnologia da robótica", pelo que pediu ao CEO sobre como o Governo pode apoiar mais estes projetos.

Em declarações aos jornalistas, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, referiu que pediu ao primeiro-ministro japonês um impulso na reforma das infraestruturas de produção elétrica do país para satisfazer as necessidades energéticas do desenvolvimento da IA.

PUB

A viagem do líder da Nvidia acontece depois de na semana passada ter estado na China, onde se reuniu com altos responsáveis do país, a quem transmitiu o desejo de potenciar a presença da tecnológica.

Pub
Pub
Pub