Potash recusa OPA de 30 mil milhões
Marius Kloppers, CEO da BHP, afirmou em Agosto passado que a sua empresa gastaria "milhões de dólares" para desenvolver o seu projecto de carbonato de potássio em Jansen, no Canadá, perto das minas da Potash Corp.
A empresa recusou esta oferta pois "acredita unanimemente que a proposta da BHP Billiton subvaloriza substancialmente a Potash Corp., e não reflecte nem o valor da nossa posição de topo na indústria estrategicamente vital e as nossas prospecções de crescimento futuro sem paralelo", afirmou num comunicado citado pela agência o presidente da Potash, Dallas Howe.
PUB
A empresa tem um valor de mercado de 33,3 mil milhões de dólares (25,9 mil milhões de euros), de acordo com o preço de fecho de ontem. A empresa está a conquistar a consolidação na indústria dos fertilizantes, devido ao aumento da necessidade e procura de alimentos à medida que a população mundial aumenta. A Organização de Agricultura e Alimentação das Nações Unidas prevê que a população mundial atinja os 9,1 mil milhões de pessoas em 2050.
Os títulos da Potash Corp. avançam 26,20% para os 147,94 dólares canadianos, depois de terem disparado mais 28% após a empresa ter rejeitado a OPA.
Já as acções da BHP Billiton perdem 2,03% para os 70,48 dólares.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda